Rodrigo Cunha acompanha flagrante de esgoto clandestino em Jacarecica
Operação Línguas Sujas autuou a concessionária de saneamento BRK por crime ambiental

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, acompanhou, nesta quarta-feira (07), a Operação Línguas Sujas, que flagrou o extravasamento de esgoto e ligação clandestina de esgoto na rede de drenagem da capital, em um trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica. A operação é realizada por técnicos da Seminfra, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O flagrante de crime ambiental resultou na atuação da concessionária de saneamento BRK Ambiental com base no Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Lei 4.548/96 Art. 178, incisos 3 e 20) e na Lei Federal 9.605/98 (Art. 54, inciso 5°).
“Infelizmente, é uma situação que não podemos mais admitir, mas que, como podemos constatar, está sendo combatida por meio da Operação Línguas Sujas, que a Seminfra e a Prefeitura de Maceió realizam para coibir esse tipo de ação que afeta o meio ambiente de forma direta, já que esses dejetos vistos saindo da rede de drenagem, deságuam no mar e, nesse caso, em particular, no Rio Jacarecica", afirmou Rodrigo Cunha, acrescentando que a a Secretaria de Meio Ambiente de Maceió, representada pelo subsecretário Diogo Lino, fará a autuação dos responsáveis para que possam arcar com as consequências da situação.

Flagrante ocorreu em trecho da Rua Major Isidoro, na altura do viaduto de Jacarecica. Foto: Felipe Sóstenes/Ascom GVP
Gabriel Rodas, coordenador de drenagem da Seminfra à frente da Operação Línguas Sujas, explicou que a pasta tem feito esse tipo de trabalho preventivo, que possibilita a descoberta e o flagrante de extravasamento de dejetos e esgotos irregulares, como os que foram encontrados em Jacarecica.
“Não temos como precisar, mas avaliamos que esse esgoto clandestino está aqui há muito tempo. Infelizmente, a população paga o serviço às empresas responsáveis para que o esgoto seja enviado para uma estação de tratamento, mas flagramos os dejetos caindo e se misturando à rede de drenagem de água pluvial, como aqui em Jacarecica. É um trabalho que a Seminfra faz para buscar coibir irregularidades como essa”, destacou Rodas.
Últimas notícias

Veículo pega fogo no bairro da Cruz das Almas, em Maceió

Auxiliar técnico do CSA é demitido às véspera da partida contra o Maringá

Polícia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento reformado Cícero Irineu

Jovem é vítima de disparos de arma de fogo em plena luz do dia no bairro Jacintinho, em Maceió

Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Incêndio é registrado em casa abandonada no bairro Trapiche da Barra, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
