Associação dos Motoristas por Aplicativo comemora avanço de projeto que autoriza uso da Faixa Azul
A autorização valerá exclusivamente durante viagens ativas, ou seja, quando o motorista estiver transportando passageiros por meio de chamadas via aplicativo.

A Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL) comemorou o avanço do Projeto de Lei — de autoria do vereador Leonardo Dias (PL) — que autoriza a categoria a utilizar a Faixa Azul nas comissões de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) e de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal de Maceió (CMM).
De acordo com o presidente da AMPAEAL, Alex Félix, a categoria está há quase uma década tentando conquistar essa melhoria e torce para que a Casa Legislativa aprove a medida o mais rápido possível.
"Há nove anos estamos trabalhando para que nossa categoria possa ser contemplada com essa melhoria nas condições de trabalho. Passamos essa demanda para o vereador Leonardo Dias e seguimos confiantes de que, em breve, a proposta seja aprovada e entre em vigor", destacou.
A tendência é que a proposta seja encaminhada para votação em plenário nos próximos dias.
A PROPOSTA
De acordo com o Projeto de Lei apresentado por Leonardo Dias, os motoristas por aplicativo passam a ter a possibilidade de trafegar pela Faixa Azul a partir de uma série de pré-requisitos.
Entre as exigências estão a limitação de horários, a identificação dos veículos por meio de adesivos autorizados e o cadastro prévio junto ao Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que poderá ser intermediado pela Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Alagoas (AMPAEAL).
A proposta estabelece que apenas veículos cadastrados e com a posse devidamente comprovada — seja por propriedade ou contrato de aluguel — poderão utilizar a faixa.
A autorização valerá exclusivamente durante viagens ativas, ou seja, quando o motorista estiver transportando passageiros por meio de chamadas via aplicativo. Em caso de mudança de veículo, o condutor deverá informar ao DMTT com, no mínimo, sete dias de antecedência. O cadastro será gratuito.
O vereador Leonardo Dias afirmou que a proposta faz parte de seu trabalho voltado à valorização dos trabalhadores por aplicativo em Maceió. Segundo ele, o projeto visa melhorar as condições de trabalho desses profissionais e contribuir para a mobilidade urbana da capital.
“Esses motoristas são profissionais que prestam um serviço essencial em nossa cidade e que merecem reconhecimento. Auxiliar para que possam trabalhar melhor é também ajudar a população em geral, já que muitos utilizam os serviços prestados”, afirmou Dias.
A VOZ DOS MOTORISTAS POR APLICATIVO
Desde o início de seu mandato, Leonardo Dias tem sido a voz dos trabalhadores por aplicativo na Câmara de Maceió. Suas iniciativas incluem a criação das vagas azuis, a articulação pela representação da categoria no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, bem como a revogação da legislação que regulamentava o exercício da profissão, o aumento da vida útil dos veículos e a criação do Dia Municipal do Motorista de Aplicativo.
Além disso, Leonardo Dias tem se posicionado como interlocutor da categoria junto ao Executivo municipal em demandas como a criação de pontos de apoio para motoristas por aplicativo. “Nosso mandato possui esse foco: ajudar quem trabalha, que é, de fato, quem gera renda em nosso município”, completou o vereador.
Últimas notícias

Procurado por estuprar cunhada de 11 anos em Taquarana é capturado em Pilar

Idosa falece após pedir socorro e cair na calçada em Palmeira dos Índios

Maçarico causou incêndio em balão que caiu em Praia Grande (SC), diz piloto

Exames de Bolsonaro indicam quadro de pneumonia viral, diz médico

Comerciante morre após sofrer descarga elétrica em Pão de Açúcar

Quer doar sangue durante o São João? Confira os horários das unidades do Hemoal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
