Santa Casa anuncia suspensão de partos na Maternidade Nossa Senhora da Guia
Unidade materno-infantil, que atende exclusivamente pelo SUS, terá atividades suspensas a partir desta sexta-feira (23)

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió anunciou a suspensão dos partos realizados na Maternidade Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade referência no atendimento obstétrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, a partir desta sexta-feira (23). A decisão, comunicada oficialmente à Defensoria Pública do Estado de Alagoas, foi tomada em razão da falta de repasses financeiros por parte do Governo do Estado.
A maternidade é responsável por cerca de 27% dos nascimentos registrados na capital alagoana e opera como unidade de "porta aberta", ou seja, atende gestantes sem necessidade de regulação prévia. A suspensão dos serviços poderá causar sérios impactos na assistência às parturientes da região.
Em nota oficial, a Santa Casa afirma ter esgotado todas as tentativas para evitar a interrupção dos atendimentos. O motivo do fechamento é o não pagamento de incentivos financeiros do Programa de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil (PROMATER), gerido pelo Governo do Estado. Os valores em atraso seriam indispensáveis para a manutenção da estrutura e funcionamento da unidade.
Comunicado
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, instituição hospitalar e filantrópica, comunica à sociedade alagoana que, a partir desta sexta-feira (23/05), suspenderá a realização de partos no hospital Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade materno-infantil integralmente dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e responsável por 27% dos nascimentos registrados na capital alagoana. A decisão foi oficializada na última segunda-feira (19) à Defensoria Pública do Estado de Alagoas.
A instituição reforça que tentou, de todas as formas, evitar a suspensão dos atendimentos obstétricos, mas que sem a imediata regularização dos repasses devidos pelo Governo de Estado de Alagoas, que deixou de honrar com os incentivos financeiros decorrentes do Programa de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil (PROMATER), o fechamento da unidade é inevitável, o que pode causar sério impacto à assistência das parturientes, tendo em vista ser um hospital porta aberta e com atendimento prestado com a excelência dos serviços da Santa Casa de Maceió.
A Santa Casa de Maceió esclarece, ainda, que vem mantendo diálogo com Maceió para a regularização dos incentivos financeiros pendentes e devidos ao hospital Santa Casa Nossa Senhora da Guia, relativos aos anos de 2021 e 2022. Ultimamente, o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem honrado de forma regular com os repasses mensais.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias

Foragido com extensa ficha criminal se entrega à polícia no município de Canapi

Acidente com vítima fatal é registrado na rodovia AL-115, em Igaci

Defensoria Pública abre inscrições para estágio em Serviço Social

Cuidado especial: Maio Furta-Cor promove discussão sobre saúde mental na maternidade

Arapiraca leva artesanato agrestino para o Brasil durante evento em São Paulo

Ministério do Desenvolvimento Social é isolado após ameaça de bomba em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
