Retirada de ônibus que caiu na Serra da Barriga deve ser feita com guindastes
Veículo cedido pela prefeitura levava turistas e moradores para o projeto cultural Pôr do Sol na Serra
A remoção do ônibus que capotou em uma ribanceira na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, deve ser realizada com o uso de dois guindastes de grande porte. A decisão foi tomada após reunião técnica realizada na manhã desta quarta-feira (21) no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com participação de representantes do Instituto de Criminalística (IC), da prefeitura local e do próprio DER.
O acidente, ocorrido em novembro do ano passado, deixou 20 mortos e 30 feridos. O veículo ainda permanece no local de difícil acesso, cercado por mata fechada e com risco ambiental. A remoção cuidadosa é essencial não apenas para preservar o meio ambiente, mas também para garantir a integridade do ônibus, cujas peças precisam ser analisadas com mais precisão pela perícia.
De acordo com o chefe de Identificação Veicular do IC, perito criminal Nivaldo Cantuária, o içamento por guindastes é a alternativa mais segura e eficaz. “Estudamos diversas formas e o meio mais seguro, tanto para quem fará o serviço quanto para quem mora no entorno e também o que mais pode preservar o veículo, é o içamento, que deve ser feito por meio de dois guindastes grandes. O plano é desvirar o veículo e tracioná-lo até o alto da Serra da Barriga”, explicou.
O perito Marcelo Velez, responsável pelo caso, reforça que a retirada pela parte mais baixa demandaria mais tempo e complexidade, já que o ônibus deslizou por 132 metros e há moradias nas proximidades. “Quanto mais preservado o veículo, melhor para podermos apurar as causas reais do acidente, que podem incluir problemas mecânicos e imperícia”, destacou.
O diretor-presidente do DER, engenheiro Iran Menezes, afirmou que a autarquia dará início aos trâmites para contratação da empresa responsável pelo serviço de içamento. “Com a afirmativa da Criminalística de que este é o meio mais adequado, vamos atender à solicitação e auxiliar este trabalho. Já estamos em contato com as empresas para viabilizar a retirada o mais rapidamente possível, com a presença dos peritos e da Polícia Civil. Ainda não temos uma data definida, pois precisamos seguir os trâmites legais de licitação”, afirmou.
Além dos peritos e do DER, participaram da reunião o chefe do IC em Maceió, perito Charles Mariano, o procurador do município de União dos Palmares, Allan Belarmino, o diretor-jurídico do DER, Daniel Uchôa, e o diretor de Obras da autarquia, Eduardo Reis.
Últimas notícias

Secretaria de Cultura de Arapiraca convoca suplentes para editais de fomento

Preso mais um suspeito de arrastão em hamburgueria na parte alta de Maceió

Homem tem casa invadida e é morto a tiros na parte alta de Maceió

Caminhão vira na BR-416 e motorista morre no município de Colônia Leopoldina

Corte de energia com apoio da PM reacende tensão em assentamento do MST em Arapiraca

Homem tenta vender carro e falso comprador rouba veículo durante teste drive em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
