Alagoas se inspira em programa social de sucesso no Pará para lançar Corações da Paz
Secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, visitou unidades da Unipaz em Belém
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória visitou três unidades das Usinas da Paz (Unipaz), em Belém (PA), para conhecer o funcionamento destes que são os mais bem-sucedidos programas de transformação social da América Latina. A iniciativa servirá de inspiração para a implantação de um equipamento semelhante em Alagoas, o Corações da Paz.
Criado pelo Governo do Pará, o Programa Territórios pela Paz consiste na articulação de políticas públicas voltadas para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento à violência. A iniciativa une ações de segurança pública, assistência social e cidadania em bairros da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do Estado.
“Esses complexos prestam serviços e atividades essenciais para a população paraense, beneficiando, principalmente, as comunidades mais vulneráveis. Com certeza levaremos esse ‘case’ de sucesso para Alagoas”, afirmou o secretário.
Durante a visita, o secretário ressaltou o impacto positivo desse trabalho na redução dos índices de criminalidade. “O Governo de Alagoas reconhece que a atuação do Estado é essencial para a redução da violência, especialmente entre os jovens. Sem dúvida, o projeto das Usinas da Paz serve como um exemplo a ser replicado”, ressaltou.
O secretário acrescentou que a experiência do Governo do Pará será uma referência para a implementação do programa Corações da Paz, um centro de educação e cidadania nas comunidades inédito em Alagoas. Idealizado pelo governador Paulo Dantas, o projeto contará com complexos esportivos, capacitação profissional, iniciativas culturais, atendimentos de saúde e serviços ambulatoriais, além de ações voltadas à garantia de direitos, acesso à Justiça, educação, entre outros.
“O Corações da Paz será uma oportunidade para reunirmos vários serviços em um só espaço, beneficiando principalmente quem mais precisa. A proposta é iniciar em áreas que enfrentam maior carência de serviços públicos, onde esse tipo de estrutura terá um impacto muito positivo”, destacou o secretário.
O secretário executivo de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, também participou da visita. A comitiva de Alagoas foi recebida pela secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima; pelo secretário adjunto de Articulação da Cidadania, Julio Alejandro Quezada; pelo diretor da Usipaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro; e pela diretora da Usipaz Cabanagem, Ivanilda Vieira.
Últimas notícias
Hugo Motta cassa Eduardo Bolsonaro e Ramagem em decisão da Mesa Diretora
Casa de Direitos realiza mais de mais de 140 mil atendimentos à população em 2025
Equipe Social do Ronda no Bairro atende idosa com Alzheimer no Benedito Bentes
Moraes autoriza ex-presidente Bolsonaro a fazer fisioterapia na prisão
Lula descarta privatização dos Correios: “Enquanto eu for presidente, não tem privatização"
Polícia Civil prende em flagrante autor de homicídio ocorrido em Ouro Branco
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
