Justiça determina fim da greve do Sinteal nesta terça-feira (3)
Acordo foi firmado entre o órgão e a Justiça sob pena de multa

O tribunal de Justiça de Alagoas estabeleceu nesta terça-feira (3), a suspensão da greve provocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal), que teve início no dia 5 de maio deste ano.
De acordo com informações divulgadas, a motivação principal da paralisação seria em decorrência do reajuste salarial requerido pela categoria, especialmente por este grupo, que não foi deferido pela Prefeitura de Maceió.
Segundo a determinação, o Sinteal aprovou em 23 de janeiro de 2025 um reajuste de 19,81%, no entanto, no dia 11 de fevereiro do mesmo ano corrigiu para 13,06%. O sindicato então, naquele mesmo mês, notificou à gestão municipal que daria início a uma paralisação da rede em 19 de fevereiro após a realização de uma assembleia ocorrida no dia 10 do mesmo mês.
Entretanto, no mês de abril, a Prefeitura de Maceió realizou uma proposta de 5%, que a princípio, havia sido rejeitada no dia 8 de abril deste ano. Diante disto, foi feita uma nova assembleia no dia 26 de abril onde ficou decidida a realização da greve geral, que iniciou no dia 5 de maio em toda a rede municipal.
À Justiça, a Prefeitura de Maceió relatou que todos os sindicatos da área da educação concordaram com os termos apresentados pela administração pública, exceto o Sinteal.
No dia 20 maio de 2025, a Lei Municipal nº 7.664 foi aprovada, concedendo o reajuste de 5% aos servidores do Poder Executivo de Maceió.
A instituição municipal alegou na Justiça a essencialidade do serviço público educacional, justificando que o direito de greve não deve ser exercido de maneira irrestrita.
Eles ressaltaram ainda, que a paralisação escolar interfere diretamente os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, limitando o acesso dos discentes à alimentação adequada.
A Prefeitura solicitou que a greve fosse suspensa e que o sindicato pagasse uma multa a partir de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
A Justiça atendeu parcialmente o pedido do município, estabelecendo a suspensão do ato de greve ao Sinteal, porém sob uma multa equivalente a R$ 5 mil por dia de descumprimento.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias

Palmeira representará o Nordeste no Programa de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente

Condutor atropela ciclista na rodovia AL-115, em Arapiraca

Casos de gripe e Influenza seguem em alta no Brasil; Alagoas registra aumento preocupante

Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento de perda de peso; entenda

Prefeitura de Penedo e Senar capacitam mais de 60 agricultores em curso gratuito de Mecanização Agrícola

MP se reúne com prefeitos e reapresenta ferramenta para controle e transparência de gastos com festividades
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
