Major preso por estupro da sogra acumula ficha criminal com homicídio, ameaças e até abuso infantil
Djalma de Araújo já respondia por diversos outros crimes
O major da reserva da Polícia Militar de Alagoas, Djalma de Araújo, de 59 anos, preso no último domingo (8) após denúncia de estupro contra a própria sogra, acumula uma longa e preocupante ficha criminal. A prisão, realizada em Marechal Deodoro, é fruto de um procedimento instaurado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e trouxe à tona um histórico de delitos que vão desde homicídio até ameaças e supostos abusos sexuais de menores.
De acordo com informações obtidas junto às autoridades, Djalma já responde ou respondeu por crimes como homicídio, lesão corporal, ameaças, desacato, resistência à prisão e porte ilegal de arma. A acusação mais recente, e que motivou sua prisão preventiva, é de estupro de vulnerável – a vítima, neste caso, é uma mulher com deficiência física, mãe da esposa do militar.
Durante buscas autorizadas na residência do major, a polícia apreendeu quatro armas de fogo, sendo uma com a numeração raspada, o que reforça o indício de irregularidade na posse do armamento. Uma das armas teria sido utilizada para ameaçar a própria filha, segundo relato de familiares.
O histórico de violência doméstica e familiar também inclui ameaças de morte à esposa e às três filhas, caso o major fosse preso. Há ainda denúncias antigas, nunca formalizadas por medo, que indicam possíveis abusos sexuais cometidos por ele contra três crianças, sobrinhas da esposa. Familiares relatam que o militar costumava utilizar chantagens, agressões e ameaças de morte para silenciar vítimas e testemunhas.
Além disso, há relatos de que o major teria usado sua condição de militar da reserva para intimidar pessoas que lhe deviam dinheiro, exigindo pagamentos sob coação física e psicológica.
Após audiência de custódia realizada na segunda-feira (9), a prisão em flagrante foi convertida em preventiva. A decisão judicial levou em consideração a necessidade de garantir a segurança das vítimas e a possibilidade concreta de novos crimes, caso o acusado fosse colocado em liberdade.
O caso segue em investigação e deve ser encaminhado ao Ministério Público nas próximas semanas. A SSP/AL informou que acompanha de perto o andamento das apurações e que repudia qualquer ato de violência praticado por integrantes das forças de segurança, mesmo os da reserva.
Últimas notícias
Pesquisa em Alagoas mostra Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
[Vídeo] Homem investigado por estupro de vulnerável no PR é preso no interior de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
