Família acusa plano de saúde de série de negligências que provocaram risco de amputação em pé de idosa
Filha da paciente, Priscila Costa, expôs que falhas no atendimento médico agravaram o quadro clínico da mãe, que segue internada em estado delicado
Uma idosa de 72 anos, que passou por uma cirurgia no último dia 18, para reparo de uma fratura no pé, enfrenta agora o risco de amputação do membro após uma sequência de supostas negligências cometidas por profissionais do seu plano de saúde. A filha da paciente, Priscila Costa, revelou que falhas no atendimento, tanto por parte de médicos quanto de enfermeiros, agravaram o quadro clínico da mãe, que segue internada em estado delicado.
Em um relato emocionado, Priscila conta que a mãe foi submetida à uma série de situações que causaram na paciente intensa dor e sofrimento. No total, foram dois procedimentos cirúrgicos no pé que, segundo a filha da idosa, teriam sido executados de maneira descuidada.

Ela revelou, com exclusividade à redação do portal 7Segundos, que após a primeira cirurgia a mãe teria sido levada para o banho por enfermeiros que, por descuido, machucaram o pé da paciente recém operada. Após a pancada, o local teria ficado bastante inchado, o que deveria impedir a realização do novo procedimento. Entretanto, o médico responsável avaliou que a segunda cirurgia poderia ser feita, mesmo com a região machucada. "Ela foi para a cirurgia na segunda, de nove horas da noite, quando saiu, na madrugada de terça, duas e pouca da manhã, saiu sem uma sonda de demora, saiu com um gesso no pé e ela urrava de dor, urrava de dor, o corpo de enfermagem foi negligente porque não acionou o médico plantonista. Quando eu cheguei de manhã, seis e pouca da manhã, foi que eu encontrei uma médica lá e pedi para ela ver a minha mãe”, explicou.
Priscila disse que, após o segundo procedimento cirúrgico no pé da idosa, foi colocado um gesso na perna da sua mãe, que provocou uma enorme dor e uma pressão intensa, fazendo com que o local acumulasse grande quantidade de sangue coagulado. Vendo o desespero da mãe que, segundo Priscila, chegou a pedir para morrer, devido a intensidade da dor, outro profissional foi acionado, tendo esse feito a remoção imediata do gesso.
“Quando eu cheguei de manhã, seis e pouca da manhã, foi que eu encontrei uma médica lá e pedi para ela ver a minha mãe. Quando ela viu, ela se assustou com o que viu, mandou chamar o gesseiro para abrir o gesso. Quando abriu o gesso, jorrava sangue preto e ela com muita dor pedindo para morrer. E aí, como eu disse, ele levou ela para a cirurgia sem uma sonda, ela saiu, fez o bexigoma. Quando vieram passar uma sonda de alívio, retiraram um litro e 400 ml de urina”, conta a filha da idosa.
Priscila revelou que sua mãe não estava sendo acompanhada por um médico vascular, o que seria necessário no caso da sua mãe, e que teria evitado as complicações médicas que sua mãe acabou enfrentando. Além disso, a filha da paciente revelou que o médico responsável pelos procedimentos cirúrgicos também teria desconsiderado o fato da idosa ter perdido a sensibilidade nos dedos, e no pé, dizendo que a reação seria apenas parte do pós-operatório, que era algo considerado normal.
Após uma série de ações mal executadas, segundo a denunciante, ela acabou pedindo a transferência da mãe, que até então estava internada no hospital do plano de saúde em questão, para uma outra unidade hospitalar, onde a paciente encontra-se atualmente internada, com um prognóstico de amputação do pé.
“Na sexta ela fez o exame e o médico foi claro em dizer que era irreversível e que logo faria amputação do membro. Diante desse diagnóstico não tínhamos o que perder, trouxemos para MedRadius, para ver se essa situação consegue ser revertida”, explicou Priscila.
De acordo com a denunciante, a seguradora de saúde nega qualquer prática de negligência. A redação do 7Segundos entrou em contato com operadora em questão que, em nota, confirmou que a referida paciente passou por procedimento cirúrgico em uma das unidades do plano, mas que ela acabou tendo complicações vasculares. Mesmo assim, a nota afirma que a operadora segue dando todo o suporte necessário para a paciente, que encontra-se internada em um hospital credenciado à rede, com quadro clínico evoluindo com estabilidade.
Confira a nota na íntegra a seguir:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Unimed Maceió esclarece que a paciente foi atendida em nosso Hospital Unimed Farol com fratura de tornozelo, sendo submetida a procedimentos de estabilização cirúrgica. Durante a evolução de sua recuperação, após avaliação das equipes de ortopedia, angiologia e cirurgia vascular, foi indicada a realização de arteriografia, para exploração de possíveis complicações do quadro.
A família solicitou avaliação da médica vascular de confiança da paciente, que permaneceu hospitalizada. Quando da realização do exame, em unidade da rede credenciada, foi constatada uma complicação vascular.
A paciente está evoluindo com estabilidade clínica e permanece internada em tratamento em hospital de nossa rede credenciada.
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