APAE promove sessão de cinema inclusiva com o filme Elio no Cinesystem Maceió
Arte, inclusão e representatividade marcam manhã especial para crianças e familiares da instituição

A semana começou com a inclusão ganhando destaque nas telonas. Na manhã de hoje (30), os usuários da APAE Maceió e seus familiares vivenciaram uma experiência especial com a exibição do filme Elio, em uma sessão exclusiva no Cinesystem, no bairro de Cruz das Almas.
A ação faz parte de uma proposta de entretenimento terapêutico que busca promover bem-estar, além de estímulos cognitivos e afetivos por meio da arte e da cultura. “Atividades como o cinema contribuem para o estímulo da imaginação, da linguagem, da socialização e da autoestima das crianças. Mais do que um passeio, essa experiência representa um cuidado integral e humanizado com os usuários da instituição”, explica Everton Lessa, head de comunicação da APAE na capital do estado.
O filme Elio, da Disney e Pixar, tem como protagonista um menino com dificuldades de socialização que embarca em uma jornada inesperada por diferentes mundos. A representatividade ganha destaque na narrativa, que se conecta diretamente com o universo das crianças da APAE, reforçando a importância de se verem nas telas como protagonistas de suas próprias histórias. “Ver nossos usuários se reconhecendo no filme, compreendendo de forma lúdica que pertencem, que fazem parte. Isso é poderoso para a construção da identidade e do senso de valor”, destaca Léo Loureiro, vice-presidente da APAE Brasil.
Léo menciona o quanto é importante que empresas como o Cinesystem abram suas portas para inclusão não somente em ações como essa, mas também no dia a dia. A sessão foi inspirada no Cine Azul, projeto da Rede Cinesystem voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O ambiente foi preparado para receber as crianças com iluminação e som ajustados, reduzindo a intensidade dos estímulos para proporcionar mais conforto aos presentes.
“É gratificante poder realizar uma sessão tão especial. Acreditamos que a arte deve ser acessível a todos, e foi com muito carinho que acolhemos os usuários da APAE para essa manhã de encantamento, troca e aprendizado”, afirmou Samara Vilvert, Gerente de marketing. Mais de 200 pessoas foram alcançadas pela ação, tendo a oportunidade não apenas de vivenciar a magia do cinema, mas também de se sentirem representadas por meio de uma história que reflete suas próprias vivências e sentimentos.
Últimas notícias

Motorista de carreta é abordado em Arapiraca por suspeita de transporte de carga sem nota fiscal

Audiência do PPA: “nesse momento a população pode dizer o que precisa ser prioridade no seu bairro”, diz Teca Nelma

Hackers invadem empresa ligada ao Pix e desviam ao menos R$ 400 milhões

Corretores são mortos a tiros dentro de imobiliária durante negociação de venda de empresa

Criança de oito anos morre após sofrer choque elétrico em Messias

Sesau reforça cuidados para evitar proliferação do Aedes aegypti no período entre chuva e sol
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
