Maceió

Ronda no Bairro resgata paulista em situação de vulnerabilidade na orla de Ipioca

Homem de 31 anos foi encaminhado ao Hospital Portugal Ramalho

Por 7Segundos 30/06/2025 15h03 - Atualizado em 30/06/2025 15h03
Ronda no Bairro resgata paulista em situação de vulnerabilidade na orla de Ipioca
Agentes do Ronda prestam assistência ao homem que estavam em situação de vulnerabilidade há 4 dias em Ipioca - Foto: Guarnição do Ronda

Agentes de proximidade do Ronda no Bairro foram acionados, na tarde do último sábado (28), para verificar a situação de um homem em aparente estado de vulnerabilidade social na orla de Ipioca, litoral Norte de Maceió.

De imediato, os agentes entraram em contato com a Equipe de Articulação e Mobilização Social, que se deslocou até a Rua Hilda de Melo Aciolly, nas imediações do Waterfront Apart Hotel, onde o indivíduo se encontrava com claros sinais de perturbação mental.

O homem, de 31 anos, natural de São Paulo (SP), apresentava discurso desorganizado e respondia de forma monossilábica durante a abordagem. Segundo relatos de comerciantes da região, ele estava no local há cerca de quatro dias, com sinais de agravamento do quadro clínico.


Depois da coleta de informações e escuta qualificada, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o homem ao Hospital Escola Portugal Ramalho, no bairro do Farol, referência no atendimento em saúde mental.

Durante a abordagem, pessoas se aproximaram relatando que o indivíduo havia passado por uma separação e, desde então, se envolveu com o uso de substâncias psicoativas.

A equipe social do Ronda no Bairro conseguiu contato com o pai do senhor, que se encontra em Canhotinho (PE). Após ser informado que o filho estava recebendo os devidos cuidados no hospital, o pai relatou estar aliviado e disse que, naquela noite, poderia dormir tranquilo ao saber que o jovem estava seguro.


Ainda no hospital, os psicólogos e assistentes sociais do Ronda no Bairro repassaram ao corpo técnico da unidade as informações e o telefone de contato do genitor.

O Programa Ronda no Bairro, vinculado à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev) do Governo de Alagoas, reforça o compromisso com o acolhimento humanizado e o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade social, unindo forças com a rede de atendimento para garantir dignidade e proteção à população.