Denúncias anônimas levam polícia a apurar suspeitas de maus-tratos a cães em Viçosa
Em uma das ocorrências, latidos excessivos resultaram em TCO por perturbação do sossego

A Polícia Civil de Alagoas realizou diligências no município de Viçosa para apurar duas denúncias anônimas de possíveis maus-tratos a cães. A operação foi resultado de uma ação integrada entre delegacias da capital e do interior do estado.
O delegado Robervaldo Davino, titular da Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, em Maceió, recebeu uma denúncia relatando que cães estariam sofrendo maus-tratos em uma residência no município de Viçosa. Considerando a gravidade das informações, acionou o delegado Fernando Lustosa, responsável pela Delegacia Regional de Viçosa, que imediatamente designou uma equipe para apuração dos fatos.
A diligência, realizada no último final de semana pela equipe plantonista, foi coordenada pela delegada adjunta Ana Carolina Sekeff, que conduziu as investigações nos locais indicados.
A primeira diligência ocorreu no bairro Mutirão, onde o morador autorizou voluntariamente a entrada da equipe policial. No local, foi constatado que os cães estavam alimentados, com acesso à água, boa aparência física e espaço para circulação. “Vizinhos confirmaram que, a princípio, não havia sinais de maus-tratos”, relatou a delegada Ana Carolina.
Contudo, foi constatada uma grande quantidade de animais na residência, o que resultava em barulho constante, com latidos e choros frequentes, gerando grande incômodo à vizinhança. Diante disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o tutor dos animais por perturbação do sossego. O morador informou que pretende se mudar para um local mais espaçoso, buscando melhores condições para os cães e menos impacto para os vizinhos.
A segunda denúncia se referia a uma brutal mutilação de um cão no bairro da Dourada. O animal teria tido o rabo cortado de forma cruel, e testemunhas apontaram que um indivíduo da região mantinha cães em condições precárias e era reincidente em casos de maus-tratos.
No momento da diligência, nenhum cão foi encontrado na residência do suspeito, mas a equipe iniciou investigações para apurar a autoria da mutilação. Segundo informações da autoridade policial, o cão agredido foi resgatado, passou por uma cirurgia para reconstrução da cauda e já foi adotado por uma nova tutora, encontrando um lar seguro.
A ação reforça a importância das denúncias anônimas, que possibilitam a atuação rápida e eficaz das autoridades diante de crimes ambientais e contra a proteção animal.
A delegada Ana Carolina destacou que os casos continuam sendo acompanhados e que a população pode e deve colaborar com informações, assegurando o bem-estar dos animais e a ordem na comunidade.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
