Alagoana Marluce Caldas é nomeada por Lula para o STJ; Rodrigo Cunha comemora escolha
Ao lado da jurista e do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o senador destacou ainda o impacto institucional da chegada de Marluce à corte.

A procuradora de Justiça Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas, foi nomeada nesta quarta-feira (10) para ocupar uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa a primeira vez que uma mulher alagoana assume o cargo de ministra na corte.
O anúncio gerou forte repercussão política em Alagoas. O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) celebrou a nomeação nas redes sociais e classificou a indicação como um marco para o Judiciário e para o estado.
“A nomeação da Dra. Marluce Caldas para o STJ é um marco! Não só um grande simbolismo, mas a valorização de uma profissional com inquestionável competência e integridade”, afirmou Cunha.
Ao lado da jurista e do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o senador destacou ainda o impacto institucional da chegada de Marluce à corte.
“Sua chegada ao STJ, como mulher, nordestina e alagoana, enriquece o debate jurídico e contribui para a evolução da jurisprudência. É um passo importante que reafirma o compromisso com a igualdade de gênero no Poder Judiciário.”
Perfil da nova ministra
Natural de Ibateguara, Marluce Caldas atua no Ministério Público de Alagoas desde 1986. Foi a primeira promotora de Justiça a participar de júris populares na capital, Maceió, e alcançou o posto de procuradora de Justiça em 2021, sendo a terceira mulher a atingir esse nível no MP estadual.
Ela integrou a lista tríplice para o STJ ao lado de Sammy Barbosa (MP-AC) e Carlos Frederico (MPF), com apoio de lideranças políticas como o senador Renan Calheiros e o prefeito de Maceió, JHC, que é seu sobrinho.
Com longa trajetória em áreas como infância e juventude, direitos humanos e direito penal, Marluce também coordenou o Núcleo de Pesquisa Jurídica do Cesmac e é vista como uma voz técnica respeitada dentro do Ministério Público.
Últimas notícias

"Não saímos de casa para apanhar": Presidente do Coren-AL repudia agressão a enfermeira em hospital de Girau do Ponciano

Polícia Civil avança na investigação da morte do adolescente Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios

Leonardo Dias cobra regulação de paciente durante visita a UPA

Alexandre Ayres destina R$ 100 mil ao FRATEA, em União, e reforça compromisso com o tratamento do autismo

Mulher perde controle de veículo e colide com muro de supermercado na Ponta Verde

Colisão entre dois carros na Via Expressa, em Maceió, faz duas vítimas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
