Teca Nelma participa de reunião com movimentos sociais e defende Reforma Agrária em AL
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários

A vereadora Teca Nelma (PT), esteve na tarde dessa terça, 22, ao lado dos movimentos sociais durante uma reunião com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, em Maceió. Convidada pelos próprios movimentos que integram a Jornada Nacional pela Reforma Agrária, Teca declarou apoio total à Semana Camponesa, que mobiliza mais de dois mil camponeses na capital para exigir o que é deles por direito: terra, dignidade e justiça social.
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, ferramenta essencial para garantir o diálogo e evitar a violência no campo. O pedido foi acatado pelo governador, que anunciou a retomada do comitê. A medida será formalizada nos próximos dias com a publicação de decreto no Diário Oficial do Estado. “Estamos vivendo um momento crítico, em que famílias acampadas seguem sob ameaça, é papel do Estado buscar caminhos de diálogo, mediação e justiça social. A retomada do comitê é um passo importante nesse sentido, e o compromisso do Governador foi fundamental”, afirmou a vereadora.
Na reunião, também foi definida a realização de um novo encontro nesta quinta-feira (24),em Brasília, onde a Vereadora estará presente com representantes dos movimentos sociais, o governador Paulo Dantas e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo é discutir o cumprimento do acordo firmado em 2015 entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça e organizações camponesas, que previa a destinação das terras da Usina Laginha e parte da Usina Guaxuma para fins de Reforma Agrária. Os movimentos denunciam que esse compromisso está sob ameaça após o recebimento de pagamentos da massa falida por parte do governo estadual.
A mobilização integra a Semana Camponesa, que tomou conta de Maceió e de todo o Brasil, buscando o avanço da Reforma Agrária Popular. Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, o movimento segue pressionando governos e mostrando que o campo tem voz, força e aliados dispostos a lutar até o fim.
Últimas notícias

Criança de seis meses é Resgatada por suspeita de maus-tratos em Craíbas
Homem é preso por furto qualificado em órgão público no bairro Itapoã, em Arapiraca

Há 36 anos, o Brasil se despedia do Rei do Baião: Luiz Gonzaga
Policiais do 6° BPM em folga libertam casal das mãos de sequestradores no Litoral Norte de AL

Embaixador da Palestina é saudado em encontro nacional do PT em Brasília

Maragogi recebe obras do Vida Nova nas Grotas e nova sinalização turística
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
