Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por violar medidas cautelares
Decisão foi tomada no contexto da investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4), a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi tomada após o ministro concluir que Bolsonaro violou medidas cautelares anteriormente impostas pela Corte, ao manter participação ativa em redes sociais por meio de perfis de aliados e familiares.
Na decisão, Moraes afirma que o ex-presidente utilizou canais de terceiros — entre eles, os de seus três filhos parlamentares — para disseminar mensagens com "claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro". Para o ministro, essa conduta configura uma tentativa deliberada de burlar as restrições impostas anteriormente.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, escreveu Moraes no despacho.
A decisão determina que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em sua residência. Entre as medidas impostas estão:
Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
Proibição de visitas, exceto de familiares próximos e advogados;
Recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.
Moraes ressaltou que as atitudes do ex-presidente demonstram "a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu". O ministro observou ainda que Bolsonaro continuou a produzir e divulgar material de cunho político, mesmo após ter sido proibido de utilizar redes sociais ou manter contato com outros investigados.
A decisão foi tomada no contexto da investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022. Bolsonaro já é réu nesse inquérito, além de responder a outras ações penais em tramitação no STF.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Silvia Abravanel reencontra cobra de estimação em casa após meses de sumiço
Flávio faz aceno a Neymar após Lula chamar atacante de 'jogador home office'
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeo com IA e alega propaganda antecipada
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
