Samu realiza parto em via pública na Avenida Fernandes Lima, em Maceió
A gestante e o bebê foram encaminhados à Maternidade Santo Antônio
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) atendeu, na manhã de terça-feira (5), uma urgência obstétrica em via pública, na Avenida Fernandes Lima, bairro do Farol, em Maceió. A parturiente estava dentro de um carro, sentindo dores intensas de trabalho de parto, nas proximidades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sentido Centro. O chamado foi registrado pela Central de Regulação Unificada (CRU) às 7h55.
Uma equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) foi imediatamente deslocada ao local e encontrou a gestante em fase ativa do trabalho de parto. Com agilidade e precisão, os profissionais fizeram todos os procedimentos necessários, garantindo a realização segura do parto.
O bebê nasceu com sinais vitais estáveis e bastante ativo. Logo após, foi feita a dequitação da placenta — etapa natural e fundamental do parto, que ocorreu sem complicações. Tanto a mãe quanto o recém-nascido reagiram bem a todo o processo e, às 09h16, o atendimento foi concluído com o encaminhamento de ambos à Maternidade Santo Antônio.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou o comprometimento e a resposta rápida da equipe.
“A agilidade da Unidade de Suporte Avançado e a atuação precisa da Central de Regulação foram fundamentais para o êxito do atendimento. O trabalho em equipe garantiu um parto seguro e humanizado para mãe e bebê”, disse.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, também elogiou o profissionalismo da equipe.
“A eficiência do Samu, aliada ao suporte técnico da Central de Regulação, reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com um atendimento de excelência, mesmo em situações extremas como esta”, afirmou.
Parto inesperado
Casos como esse exigem calma. Em situações de parto inesperado, a gestante deve permanecer deitada ou em posição confortável, preferencialmente com as pernas flexionadas.
O acompanhante deve acionar imediatamente o Samu 192, manter a calma, oferecer apoio emocional e garantir que o ambiente esteja limpo. Toalhas limpas podem ser utilizadas para proteger o bebê e, se o parto ocorrer, é importante não puxar o cordão umbilical e esperar orientação da equipe médica por telefone.
Cuidado com a vida
A ocorrência reforça a importância do preparo técnico e da integração entre os profissionais de saúde, garantindo que o atendimento pré-hospitalar em Alagoas continue sendo referência no cuidado com a vida.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
