Política

Com ou sem JHC, PL deve lançar nome ao governo de Alagoas em 2026

Decisão da Executiva Nacional impede que os membros do partido de Bolsonaro apoiem candidatos de outra legenda

Por Felipe Ferreira 08/08/2025 11h11 - Atualizado em 08/08/2025 11h11
Com ou sem JHC, PL deve lançar nome ao governo de Alagoas em 2026
Indefinição sobre permanência de JHC no PL dificulta articulações para 2026 - Foto: Ailton Cruz

O Partido Liberal (PL) deve lançar um nome para a disputa majoritária estadual em 2026 com ou sem o prefeito de Maceió JHC — presidente estadual da sigla — em suas fileiras. Uma decisão da Executiva Nacional do partido proíbe seus filiados de apoiarem nomes de outra legenda.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, assinou uma resolução no final de julho, proibindo que seus correligionários apoiem pré-candidatos de outros partidos sob pena de expulsão e dissolução de comissões partidárias estaduais, afetando o financiamento de campanhas.

Ainda na decisão, a Executiva Nacional afirma que pode intervir nos diretórios estaduais e municipais se houver descumprimento da resolução.

Valdemar quer, com a decisão, impedir que apoios a nomes do centro e da esquerda, sobretudo no Nordeste, atrapalhem a estratégia de expansão do PL. O presidente nacional do partido quer fortalecer os palanques do bolsonarismo na região e pretende lançar candidatos majoritários.

Em Alagoas, com a possibilidade de JHC deixar o partido rumo à base de Lula, bolsonaristas terão que encontrar um nome para disputar o governo estadual, ou estarão proibidos de subir em outro palanque no próximo ano.