AL registra 12 casos de meningite e quatro mortes este ano; bebê está entre as vítimas
Número de casos em 2025 já representa mais da metade do total registrado no ano passado

Alagoas confirmou, de janeiro até esta sexta-feira (8), 12 casos de doença meningocócica, dos quais quatro evoluíram para óbito. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) após a confirmação, nesta quinta-feira (7), de mais uma vítima: um bebê de apenas 8 meses, residente no bairro do Jacintinho, em Maceió. O diagnóstico foi confirmado por exames laboratoriais.
De acordo com o levantamento da Sesau, os casos registrados em 2025 ocorreram nos municípios de Maceió (7), Campo Alegre (1), Flexeiras (1), Arapiraca (1), Rio Largo (1) e Palmeira dos Índios (1). As mortes confirmadas foram registradas em Maceió (3) e Campo Alegre (1).
O número de casos em 2025 já representa mais da metade do total registrado no ano passado, quando 23 pessoas foram diagnosticadas e oito perderam a vida em decorrência da doença.
A Sesau reforça que a meningite meningocócica é uma doença grave, de rápida evolução e com alto potencial de contágio, sendo prevenível por meio de vacinação. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, voltou a apelar para que pais e responsáveis atualizem o esquema vacinal de crianças e adolescentes.
“A vacinação é fundamental para a segurança clínica de nossa população e está disponível nas unidades de saúde municipais para crianças a partir dos 3 meses de vida até a fase da adolescência, aos 14 anos. Por isso, não há desculpa para deixar de proteger nossos pequenos”, afirmou.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes. Segundo o infectologista da Sesau, Renee Oliveira, a doença pode levar a óbito ou deixar sequelas graves, e manter a vacinação em dia é a principal forma de prevenção.
Últimas notícias

Esquema envolvendo dono da Ultrafarma rendeu R$ 1 bi em propina, diz MP

Laudo técnico pericial do tanque pulmão, em Piaçabuçu (AL), aponta que ele está apto a ser utilizado

Falta de acordo em Alagoas trava compra da Braskem por Tanure

Homem é assassinado dentro de casa em Maragogi

MPAL inspeciona delegacias de polícia em Maceió para verificar condições do ambiente de trabalho

MPAL discute fortalecimento do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
