Segurança

Jovem fica ferido ao praticar 'morcegamento' em ônibus na Região Metropolitana do Recife

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local

Por Lane Gois 18/08/2025 18h06
Jovem fica ferido ao praticar 'morcegamento' em ônibus na Região Metropolitana do Recife
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. - Foto: Reprodução

Um jovem de 20 anos ficou ferido na noite deste sábado (16) após se chocar contra um poste enquanto realizava o chamado "morcegamento", prática ilegal de viajar pendurado na parte externa de ônibus na cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

O caso ocorreu por volta das 20h, na Avenida das Garças, localizada na Quarta Etapa do bairro de Rio Doce. De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, o jovem estava pendurado na porta traseira de um coletivo da linha Xambá/Rio Doce, operada pela empresa Caxangá, quando bateu com força em um poste posicionado na calçada. Após o impacto, ele caiu no asfalto e, visivelmente desorientado, colocou a mão na cabeça antes de se deitar na via.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local. A vítima foi encaminhada ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Recife. O estado de saúde do jovem não foi divulgado, pois as unidades de saúde públicas não informam mais nomes ou detalhes de pacientes por questões de privacidade.

O motorista do ônibus relatou ao Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco que havia notado o jovem pendurado na porta e chegou a parar o veículo, pedindo que ele descesse ou entrasse no coletivo. Segundo o condutor, o rapaz ignorou o alerta e, acreditando que ele havia deixado o ônibus, o motorista retomou o trajeto. Ele só foi informado do acidente pelos passageiros após o impacto.

A prática do morcegamento,  assim como o chamado “surf” em ônibus  é ilegal, perigosa e recorrente, especialmente entre jovens. O tema voltou ao debate público recentemente após polêmica envolvendo um projeto de lei estadual que propunha punições mais rígidas para esse tipo de conduta. Após um período de trégua nas ocorrências, o episódio reacende o alerta sobre os riscos do vandalismo no transporte público.



*Estagiário sob supervisão