Rio Largo amplia serviços de saúde com atendimento inédito em odontopediatria
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) passa a oferecer suporte especializado para crianças, com foco em acolhimento e resolutividade no próprio município
O município de Rio Largo deu mais um passo importante na ampliação da rede de saúde bucal ao implantar o serviço de Odontopediatria no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A nova especialidade já está em funcionamento há dois meses e chega para garantir atendimento especializado às crianças que necessitam de procedimentos mais complexos, como tratamento de canal em dente de leite, frenectomia (correção do “freio” da língua) e casos em que há dificuldade de aceitação ao tratamento odontológico convencional.
Atualmente, os atendimentos são realizados de forma agendada: às segundas e quartas-feiras na UBS Manoel Gonçalves III, localizada no Loteamento Buriti, às sextas-feiras na UBS Severina Alexandre, no bairro Cucaú e às terças, quartas e quintas-feiras na UBS Leão da Tribo de Judá, no Loteamento Asa dos Ventos. Os encaminhamentos são feitos pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de médicos pediatras e fonoaudiólogos, sempre que identificam a necessidade de um cuidado especializado para a criança.
Além do cuidado humanizado com crianças que apresentam medo ou resistência durante o atendimento, o serviço também atende bebês com dificuldade de amamentação em decorrência do freio lingual curto, realizando o procedimento de frenotomia diretamente no município, sem a necessidade de deslocamento para Maceió, como ocorria anteriormente.
Para o prefeito Carlos, a implantação desse serviço é um marco para a saúde de Rio Largo. “A Odontopediatria traz mais conforto e garante saúde para toda a família. Antes, muitas mães precisavam sair de Rio Largo para que os filhos recebessem esse tipo de atendimento. Agora, temos esse suporte aqui mesmo, com cuidado especializado, humanizado e perto de casa. O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade e cada vez mais completa para a nossa gente”, destacou.
O serviço segue em fase de estruturação para ampliar o fluxo de atendimentos e já tem planos de futuro, como a implantação da sedação inalatória para crianças com dificuldades maiores de adaptação, fortalecendo ainda mais a rede de saúde bucal do município.
Últimas notícias

Operação Línguas Sujas elimina mais de 200 ligações clandestinas de esgoto em Maceió

Instituto de Identificação de Alagoas promove ação itinerante na Adefal

FPI do Rio São Francisco resgata 26 animais silvestres vítimas de maus-tratos em feira livre na zona rural de Palmeira

Secretaria Cultura de Penedo e SECRIA realizam exposição e resgatam infância sem tecnologia digital

Arena do Empoderamento mobiliza Arapiraca em ação conjunta contra a violência de gênero

Sine Maceió oferece 449 vagas de emprego nesta segunda-feira(25)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
