CBMAL e Ufal iniciam curso de atendimento pré-hospitalar para cães e gatos
Capacitação é destinada a profissionais da área de salvamento e agentes da Segurança Pública

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), deu início, na manhã desta quinta-feira (28), ao Curso Teórico e Prático de Primeiros Socorros de Cães e Gatos. A capacitação ocorre no Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, e vai até o dia 4 de setembro.
O curso é promovido de forma voluntária por docentes do curso de Medicina Veterinária da UFAL, com o objetivo de qualificar bombeiros militares, policiais militares e agentes da polícia penal para intervenções emergenciais com cães e gatos, otimizando sua sobrevivência até o atendimento veterinário completo nos mais variados tipos de acidentes que possam ocorrer durante as ocorrências.
Ministrado pela professora Dra. Márcia Kikuyo Notomi, médica veterinária, a formação conta com atividades teóricas e práticas voltadas ao atendimento emergencial de cães empregados no serviço de cinotecnia. Ao todo, 25 profissionais da segurança pública participam da capacitação.
No primeiro dia de formação, iniciada nesta quinta-feira (28), os alunos puderam aprender sobre noções de abordagem, análise de comportamento e recuperação animal, entre outros assuntos de extrema importância para a execução operacional e resgate animal.
Resgates
Cursos como esses são fundamentais para o aprimoramento e melhora no atendimento prestado à população. O CBMAL atende diariamente diversas ocorrências de resgate de animais, em especial cães e gatos, que são animais domésticos e com grande incidência de ocorrências.
“A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso coletivo com a excelência no cuidado dos animais de salvamento, essenciais para ocorrências de desaparecimento de pessoas, soterramentos, deslizamentos e outras situações emergenciais”, destaca a corporação.
Veja também
Últimas notícias

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Policial penal que atirou em entregador é preso no Rio de Janeiro

Programa Celular Seguro recuperou 1.483 aparelhos desde janeiro; veja se o seu está na lista

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes

Banhistas registram aparição de baleiras-jubarte no Pontal do Peba
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
