Bebê é hospitalizado com infecção grave após vacinação em posto de saúde de Maceió
Família denuncia infecção grave após vacinação e solicita investigação; SMS aguarda resultados dos exames da criança
Um menino de 1 ano e 8 meses foi internado com uma infecção grave após receber vacinas em um posto de saúde de Maceió. A família registrou um Boletim de Ocorrência e está pedindo uma investigação sobre o que pode ter causado o quadro infeccioso.
O incidente aconteceu no dia 26 de agosto, no Posto de Saúde João Paulo II, localizado no bairro do Jacintinho. O menino recebeu as vacinas tríplice viral, meningocócica C e pneumocócica, que fazem parte do esquema vacinal de rotina. A mãe da criança, Carolayne dos Santos, contou que o filho estava bem antes de tomar as vacinas, mas, após a aplicação, apresentou febre alta e inchaço no braço onde as injeções foram aplicadas.
"Ele começou a sentir febre, não queria comer nada e estava com o braço todo inchado. Compramos remédios, mas nada parecia funcionar então levamos ele para a Unimed. A médica de plantão disse que ele estava com um abscesso no braço", relatou Carolayne.
Antes de completar 48 horas após a vacinação, o menino ainda apresentou sangramento em um dos ouvidos. "A enfermeira que aplicou a injeção nele em momento nenhum lavou as mãos. Observei que ela mexia no computador e não lavava as mãos e nem passava álcool para aplicar as vacinas no meu filho", afirmou a mãe.
A criança foi submetida a uma série de exames, e os resultados indicaram uma infecção grave no sangue, com o PCR muito elevado. "O exame dele apontou para infecção no sangue. Estamos esperando para saber se ele vai ser transferido para a UTI. O Levi é um menino muito esperto, ele gosta de brincar e ver o sofrimento do meu filho é de doer demais", completou Carolayne.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió esclareceu que, após tomar conhecimento da situação, foi iniciada a investigação do caso. O comunicado afirma:
Nota à Imprensa
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) informa que procedeu com a notificação do Evento Supostamente Atribuído a Vacinação - ESAVI, imediatamente após tomar conhecimento da situação, para dar início à investigação com a coleta de informações relacionadas ao caso, em conjunto com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) do Estado e com o setor de Vigilância do hospital que presta atendimento à criança.
No momento, a SMS aguarda a análise dos exames realizados e verificação das informações, para que sejam definidas, também de forma compartilhada, as medidas a serem adotadas no caso, garantindo a manutenção da assistência adequada à criança.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
