Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol
Paciente está internada em um hospital particular da capital
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quarta-feira (8), que foi notificada sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol em Alagoas. A ocorrência está relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas destiladas.
De acordo com a pasta, a paciente é uma mulher de 43 anos, moradora de Maceió, que está internada em um hospital particular da capital. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que enviará o material ao Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas, responsável pela análise.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde segue acompanhando o caso e monitorando possíveis novos registros no estado, com o objetivo de comunicar eventuais confirmações às autoridades competentes.
Orientações
A Sesau orienta as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. Destaca que, no âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vinculado ao Governo Federal.
No tocante ao princípio da precaução e visando à proteção da saúde da população, a Sesau orienta que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes legalizados, com comprovação de nota fiscal, evitando produtos de origem duvidosa. Em caso de suspeita, recomenda-se não consumir o produto.
A secretaria reforça que, diante da ocorrência de sinais e sintomas sugestivos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas destiladas, a população deve procurar imediatamente o serviço de pronto atendimento mais próximo.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
