Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Publicação com imagens racistas contra os Obama ficou no ar por 12 horas e foi apagada após críticas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (12) que o funcionário da Casa Branca responsável por publicar, em seu perfil na rede Truth Social, um vídeo com imagens racistas contra o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama não será punido nem demitido.
A declaração foi feita após uma jornalista perguntar sobre eventual responsabilização do funcionário. Trump respondeu que não haverá punição e voltou a minimizar a gravidade do conteúdo.
“Era um vídeo sobre fraude eleitoral. Tinha a ver com O Rei Leão. Era uma obra muito impactante sobre fraude eleitoral”, disse o republicano.
O vídeo foi publicado em 5 de fevereiro no perfil oficial de Trump na Truth Social. Com pouco mais de um minuto de duração, o conteúdo trazia teorias conspiratórias sobre as eleições presidenciais de 2020 e, nos segundos finais, exibia imagens de Barack e Michelle Obama com os rostos sobrepostos a corpos de macacos.
A publicação permaneceu no ar por cerca de 12 horas e foi apagada na tarde de 6 de fevereiro, após forte repercussão negativa.
Casa Branca deu uma nova versão dos acontecimentos
Inicialmente, a Casa Branca tentou minimizar o episódio. Em nota, a secretária de imprensa, Karoline Leavitt, afirmou que se tratava de um “vídeo viral da internet” e classificou as críticas como “indignação falsa”.
Posteriormente, diante da escalada das críticas, assessores recuaram e passaram a afirmar que a postagem havia sido feita “por engano” por um funcionário.
Trump, porém, contrariou essa versão ao afirmar que aprovou o conteúdo. “Eu não cometi um erro. Eu olho milhares de coisas”, declarou. “Ninguém sabia que aquilo estava no final. Se tivessem olhado, teriam visto e, provavelmente, teriam tido bom senso para tirar do ar.”
O presidente afirmou que compartilhou o vídeo com a equipe por abordar suposta fraude eleitoral na Geórgia, em 2020. Disse ainda que a aparição do casal Obama seria uma “paródia”, mas reconheceu que também “não gostaria” do trecho. “Eu entreguei para as pessoas que normalmente olham tudo, mas acho que alguém não olhou, acabou postando, e nós tiramos do ar”, concluiu.
Últimas notícias
Restaurante destruído por avião no RS deveria estar aberto na hora do acidente
Trump diz que queda de caça dos EUA não mudará negociações com Irã
Advogado é preso após tentar repassar celular a reeducando em presídio de Maceió
Inmet emite alerta de chuvas fortes para todo estado de Alagoas
Incêndio de grandes proporções atinge galpão de recicláveis na Cidade Universitária
Reação do ex-namorado da morena flagrada com Zé Felipe viraliza
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
MPF cobra medidas protetivas ao rio Mundaú e lagoas Mundaú e Manguaba
