Cetas recebe aves em situação de maus-tratos após apreensão em aeroporto de Maceió
Animais eram transportados ilegalmente em condições precárias e agora recebem atendimento e reabilitação em unidade especializada
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), 42 aves apreendidas em uma mala de viagem pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, durante a abordagem a um passageiro que embarcaria com destino a São Paulo.
Referência no acolhimento e reabilitação da fauna silvestre em Alagoas, a unidade é gerida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Entre os animais estavam espécies como pintassilgos, canários, azulões, xexéus, caboclinhos, corrupiões, papa-capins e sabiás, além de exemplares de saíra-sete-cores, que está ameaçada de extinção. Segundo informações da Polícia Federal, as aves eram oriundas da região do município de Palmeira dos Índios.

De acordo com o médico veterinário do Cetas, Gabriel Marques, parte dos animais chegou em estado delicado, em decorrência das condições inadequadas de transporte.
“Os animais estavam contidos em um espaço extremamente reduzido, alguns em péssimo estado de saúde. Esse tipo de acondicionamento causa muito estresse e pode levar à piora clínica. Foi realizada a triagem, separando os indivíduos e oferecendo suporte nutricional, além de mantê-los em ambiente com temperatura adequada, para que possam se recuperar”, explicou.
O passageiro foi autuado por transporte irregular e maus-tratos de animais silvestres. As multas são aplicadas por animal e variam conforme a infração e o grau de ameaça da espécie, podendo chegar a R$ 5 mil por indivíduo no caso de espécies ameaçadas de extinção.
O IMA/AL reforça que a captura, o transporte e a comercialização de animais silvestres sem autorização são crimes ambientais. A população pode colaborar com a preservação da fauna denunciando práticas ilegais aos órgãos competentes.
Últimas notícias
JHC visita Delmiro Gouveia e se reúne com ex-prefeito Lula Cabeleira
'Preciso dele feliz', diz Vorcaro sobre imóvel para ex-presidente do BRB
Casa de irmão do papa Leão XIV é alvo de ameaça de bomba nos Estados Unidos
PGR pede ao Supremo retorno de Monique Medeiros à prisão
Governo de AL inaugura sala do Programa Saúde Até Você Digital em Junqueiro
Professor é preso suspeito de pedofilia durante operação do MP em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
