Índice de gravidez na adolescência recua quase 48% em Alagoas no período de 10 anos
A redução está associada ao fortalecimento da Atenção Primária, principal porta de entrada do SUS
Alagoas registrou uma redução de 47,8% nos casos de gravidez na adolescência nos últimos dez anos. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (2), por meio da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), mostram que a proporção de gestantes adolescentes caiu de 26,3% em 2015 para 15,2% em 2025.
Os dados mostram que o estado contabilizou, em 2015, 52.317 nascidos vivos, sendo 28.234 de gestantes adolescentes. Já em 2025, o número de nascidos vivos caiu para 46.384, sendo 14.732 casos envolvendo adolescentes. Entre as idades com maior incidência estão jovens de 19 anos, que representam 36,01% dos casos, seguidas pelas de 18 anos (21,45%) e 17 anos (13,59%).
O assessor técnico da Sumca, Lucas Barbosa, explicou que a queda do indicador está associada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), responsabilidade dos municípios e principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Também está ligada às atividades de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações intersetoriais com a rede de ensino e iniciativas voltadas ao planejamento reprodutivo.
“A Saúde Alagoas vem desenvolvendo ações permanentes de conscientização e prevenção voltadas ao público adolescente, como palestras, movimentos de mobilização e ações educativas para alcançar esse público de forma mais efetiva. Também são ofertados métodos contraceptivos por meio do Programa Decidiu, fortalecendo o acesso à informação e ao planejamento reprodutivo”, destacou o assessor técnico.
%20(3).jpg)
Os dados também apontam para um aumento da idade média das mulheres ao terem o primeiro filho, o que reforça a tendência de adiamento da maternidade e a ampliação do acesso ao planejamento familiar. “De acordo com o IBGE, a média de idade para uma mulher ter seu primeiro filho é de 26 anos. Alagoas hoje se encontra acima dessa realidade, com a taxa de mulheres com a primeira gravidez aos 27 anos”, pontuou Lucas Barbosa.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
Projeto de Alexandre Ayres quer barrar publicidade de bets em espaços públicos de AL
Justiça determina que BRK apresente cronograma para recuperar vias em Rio Largo
Confira o passo a passo de como pedir o voto em trânsito antes do prazo se encerrar
Câmeras flagram homem furtando estabelecimento em Marechal Deodoro
Cabo Bebeto elogia atuação de policiais e pede reconhecimento em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
