[Vídeo] Uso de tirzepatida exige cuidados com alimentação e álcool, alerta nutróloga
Especialista explica que exageros nas festas juninas podem causar mal-estar, desidratação e aumentar riscos de complicações em pacientes que utilizam a medicação
Canjica, pamonha, milho cozido, bolo de milho e bebidas alcoólicas fazem parte das tradicionais festas juninas. No entanto, para quem faz uso de medicamentos à base de tirzepatida, como o Mounjaro, o período exige atenção redobrada com a alimentação e o consumo de álcool.
Em entrevista ao 7Segundos, nesta quinta-feira (25), a nutróloga Eline Soriano alertou que a tirzepatida reduz o esvaziamento do estômago, o que pode intensificar desconfortos em casos de exagero alimentar. “Se você come mais, vai ter mal-estar e corre o risco de vomitar. Se começar a vomitar muito, pode inclusive desidratar”, explicou.
Segundo a especialista, o medicamento também tende a reduzir a vontade de consumir bebidas alcoólicas, além de diminuir a tolerância ao álcool. Por isso, mesmo durante as festas, a recomendação é de moderação. “Você não precisa se privar das comidas típicas nem das confraternizações, mas deve diminuir o consumo e respeitar os sinais do corpo”, afirmou.
Entre os sinais de alerta estão sensação de estômago muito cheio, distensão abdominal, náuseas, desconforto intestinal e tontura após ingestão de álcool. Nesses casos, a orientação é interromper imediatamente o consumo.
A nutróloga também chamou atenção para o risco de pancreatite. Embora não haja comprovação de que a tirzepatida cause diretamente a doença, o emagrecimento rápido pode favorecer a formação de cálculos na vesícula, que podem evoluir para inflamação no pâncreas.
Além disso, o álcool segue sendo um dos principais fatores de risco. “Sabidamente o álcool é uma das principais causas de pancreatite. Por isso, é fundamental reduzir o consumo durante o uso da medicação”, destacou.
Para aproveitar o São João sem prejudicar a saúde e os resultados do tratamento, a recomendação é manter equilíbrio. “O ideal é participar da festa, mas com moderação, consumindo pequenas porções ao longo do dia e evitando excessos”, concluiu a especialista.
Assista a reportagem:
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto questiona números apresentados sobre educação em Alagoas
Renan reafirma apoio à Lula e diz que juntos podem fazer muito mais por AL
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
Projeto de Alexandre Ayres quer barrar publicidade de bets em espaços públicos de AL
Justiça determina que BRK apresente cronograma para recuperar vias em Rio Largo
Confira o passo a passo de como pedir o voto em trânsito antes do prazo se encerrar
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
