Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Em números absolutos, o órgão conta com 89 bolsas, quando seriam necessárias no mínimo 350
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) voltou a registrar estoque crítico de sangue nesta segunda-feira (27), dispondo apenas de 25,4% do percentual mínimo necessário para atender as maternidades e hospitais. Em números absolutos, o órgão conta com 89 bolsas, quando seriam necessárias no mínimo 350 para funcionar com estabilidade.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, conforme o Ministério da Saúde (MS), é necessário ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. É exigido, ainda, portar um documento oficial e original com foto ao comparecer ao posto de coleta ou apresentar o aplicativo e-Gov direto do celular, mostrando o Título de Eleitor ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade digital.
Quanto ao voluntário que foi acometido por doença de Chagas, Aids e sífilis ou que contraiu hepatite após os 11 anos, a proibição é permanente. Para quem colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, o impedimento vale pelo período de 12 meses.
Os candidatos devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não devem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento.
Menores de 18 anos devem comparecer aos postos de doação acompanhados de um responsável legal e que estejam portando o respectivo documento de identificação oficial e original ou apresentar o documento digital pelo e-Gov.
Onde doar
No interior do estado, os candidatos podem doar sangue na Unidade Eldorado, em Arapiraca, localizada próxima à Escola Alternativa, de segunda a sábado, das 7h às 18h. Também é possível comparecer à Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe, que abre todas as quintas-feiras, das 9h às 16h.
Já em Maceió, os voluntários podem ir até à Unidade Via Expressa, ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, no bairro Cidade Universitária, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. Também é possível doar sangue na Unidade Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto questiona números apresentados sobre educação em Alagoas
Renan reafirma apoio à Lula e diz que juntos podem fazer muito mais por AL
Homem morre após se engasgar com cuscuz durante almoço em Arapiraca
Projeto de Alexandre Ayres quer barrar publicidade de bets em espaços públicos de AL
Justiça determina que BRK apresente cronograma para recuperar vias em Rio Largo
Confira o passo a passo de como pedir o voto em trânsito antes do prazo se encerrar
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
