Embaixador do Brasil na Argentina seguirá fora do posto, decide Itamaraty
Retorno do embaixador brasileiro para a Argentina dependerá de novas avaliações e desdobramentos nas relações entre os dois países
O embaixador brasileiro na Argentina, Júlio Bitelli, deve permanecer no país por mais alguns dias após ser convocado de volta ao Brasil por conta dos ataques de Javier Milei contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão foi tomada após o diplomata se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a secretária de América Latina e Caribe, embaixadora Gisela Padovan, nesta quarta-feira (29/7).
Fontes com conhecimento sobre o encontro relataram ao Metrópoles que a reunião, de cerca de 3 horas, foi centrada em avaliações sobre a crise entre Brasília e Buenos Aires — e não na tomada de decisões.
O retorno de Bitelli para a Embaixada dependerá de desdobramentos que podem acontecer nos próximos dias, como a declarações do chanceler da Argentina nesta quarta-feira (29/7). Na tentativa de apaziguar a tensão, Pablo Quirno confirmou que o presidente Milei está do lado da família Bolsonaro, mas que as relações entre Brasília e Buenos Aires não serão rompidas “de forma alguma”.
Esse foi o segundo encontro entre o embaixador do Brasil na Argentina e o ministro das Relações Exteriores desde o início da semana. No primeiro deles, realizado na segunda-feira (27/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou das conversas.
Chefe da Embaixada brasileira na Argentina desde 2023, Júlio Bitelli foi convocado de volta ao Brasil após ataques de Javier Milei contra o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No último fim de semana, o líder argentino participou da convenção nacional do Partido Liberal (PL), que oficializou a candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência, e aproveitou o momento para ofender o petista.
Durante discurso, Milei chamou Lula de ex-presidiário, e também classificou Moraes como “lixo careca”.
A reação imediata do governo brasileiro foi convocar o embaixador da Argentina no Brasil para repudiar as falas de Milei. Além disso, o Itamaraty chamou de volta o chefe da missão diplomática brasileira na Argentina — em um gesto que é visto no mundo diplomático como um forte gesto de protesto de um país em relação a outro. reunião
Últimas notícias
BTG/Nexus: Lula tem 46% no 2º turno; Flávio, 44%; há empate técnico
Renan Filho e JHC ficam tecnicamente empatados em pesquisa DataTrends
Morte de professora causa comoção no município de Matriz de Camaragibe
Dino escala embate com Mendonça ao anular decisão sobre Nossa Senhora
Lula defende acabar com fundo eleitoral para Brasil ter "política sadia"
Thaís Canuto herda cobrança por hospital fechado na gestão do pai em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
