Terremoto é registrado perto da fronteira entre Peru e Brasil
Tremor foi registrado do lado peruano, a cerca de 60 km da fronteira com o Acre. Não há registros de danos
Um terremoto de magnitude 5,6 foi registrado próximo da fronteira entre o Peru e o Brasil na noite desta quinta-feira (30). As informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Segundo o órgão, o tremor ocorreu perto da cidade de Pucallpa, no lado peruano da fronteira. Informações preliminares indicam que o terremoto teve profundidade de 145 quilômetros, o que reduz a probabilidade de danos.
Nas redes sociais, peruanos relataram terem sentido o tremor, mas com baixa intensidade.
O epicentro do tremor está a cerca de 60 quilômetros da fronteira entre o Peru e o Acre. Até a publicação desta reportagem, não havia relatos de moradores que tivessem sentido o terremoto no lado brasileiro.
Terremotos são raros no Brasil, mas relativamente comuns no Peru. O território brasileiro está no interior de uma placa tectônica, enquanto o peruano fica mais próximo das bordas, onde ocorre o atrito entre as placas.
Ainda assim, em alguns casos, moradores no Brasil sentem reflexos de terremotos registrados em países vizinhos.
Em junho, por exemplo, moradores do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá sentiram os efeitos do duplo terremoto que atingiu a Venezuela e causou mais de 5 mil mortes. Não houve danos no lado brasileiro.
Veja também
Últimas notícias
Renan Filho reúne multidão na orla de Maceió e campanha estima público de 80 mil
Orla de Maceió vira palco de grande ato de JHC na reta final da eleição
Bill Gates alerta que IA pode causar 'um bilhão de mortes' e defende legislação para a tecnologia
Dino derruba decisão de Mendonça e libera posts sobre Nossa Senhora
Anvisa investiga 13 notificações de doença que causa perda de visão associadas a canetas emagrecedoras
Flávio Bolsonaro e Alfredo Gaspar mobilizam multidão na reta final das eleições e apostam na vitória no 1° turno
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
