El Niño pode ser um dos mais fortes já registrados desde 1950
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento persistente e acima da média das águas superficiais do Pacífico
Previsão aponta possibilidade de anomalia de 2,5°C ou mais nas águas do Pacífico; fenômeno pode provocar mudanças importantes no regime de chuvas e temperaturas no Brasil.
O fenômeno El Niño deste ano pode alcançar uma das maiores intensidades já registradas desde 1950. A projeção indica a possibilidade de as temperaturas das águas do Oceano Pacífico Equatorial atingirem anomalia igual ou superior a 2,5°C, condição associada a episódios classificados como muito fortes.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) aponta probabilidade igual ou superior a 90% de ocorrência de um El Niño muito forte nos trimestres setembro-outubro-novembro, outubro-novembro-dezembro e novembro-dezembro-janeiro.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento persistente e acima da média das águas superficiais do Pacífico Tropical. Essa alteração na temperatura do oceano interfere na circulação atmosférica e pode modificar o comportamento das chuvas e das temperaturas em diferentes regiões do planeta.
No Brasil, os efeitos variam conforme a região. Entre os impactos normalmente associados ao fenômeno estão o aumento das chuvas no Sul e condições mais secas e temperaturas elevadas em áreas das regiões Norte e Nordeste.
De acordo com o Inmet, os primeiros reflexos do episódio já foram observados na Região Sul, onde houve registro de chuvas muito acima da média.
Nordeste exige atenção
Para o Nordeste, a evolução do El Niño merece acompanhamento principalmente por sua possível influência sobre a distribuição das chuvas. Episódios intensos do fenômeno podem favorecer redução das precipitações em determinadas áreas, embora os impactos dependam também da atuação de outros sistemas oceânicos e atmosféricos.
A intensidade projetada aumenta a necessidade de monitoramento das atualizações meteorológicas nos próximos meses, especialmente pelos possíveis efeitos sobre agricultura, abastecimento de água, geração de energia e ocorrência de temperaturas extremas.
O Inmet acompanha a evolução das condições oceânicas e atmosféricas e deve atualizar periodicamente as projeções sobre o comportamento do fenômeno.
Veja também
Últimas notícias
Quaest: os grupos em que a disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro está mais apertada
Renan Filho oficializa “filho de Arapiraca” Yale Fernandes como candidato a vice
Arapiraca na rota do governo: Renan Filho e JHC escolhem vice do Agreste
“Um novo tempo começa agora”, afirma JHC ao oficializar candidatura
Ronaldo Lessa ganha suplência do Senado após anunciar que seria vice
Célia na vice de JHC pode levar Renan Filho a indicar aliado de Luciano Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
