TCE-AL encaminha à Justiça Eleitoral lista de gestores com contas rejeitadas
Relação reúne gestores que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos e será usada pela Justiça Eleitoral
O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) encaminhou à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), nesta quarta-feira (19), a relação consolidada de gestores que tiveram as contas rejeitadas nos últimos oito anos.
A entrega deste documento pelo TCE à Justiça Eleitoral está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). Segundo a legislação, os Tribunais e Conselhos de Contas deverão tornar disponíveis à Justiça Eleitoral relação dos que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. Estão ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado.
As contas julgadas irregulares são aquelas que o TCE classifica após analisar aspectos como legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia. Podem ser assim classificadas quando o agente público deixa de prestar contas ou pratica atos de gestão ilegal ou antieconômica, promove dano aos cofres públicos, desfalque ou desvio de recursos, entre outras ilicitudes.
As contas irregulares são as que não cumprem esses critérios e resultam em prejuízos aos cofres públicos ou má gestão dos recursos.
Veja também
Últimas notícias
Juiz eleitoral Anderson Passos avalia início da votação em Arapiraca
Flávio Bolsonaro é o primeiro presidenciável a votar
Incêndio de grandes proporções em área de mata assusta moradores de Santana
Ciclista é agredido por casal e tem bicicleta roubada em Arapiraca
Mais de 107 mil eleitores de Alagoas vão votar sem biometria neste domingo
Jovem de 17 anos é morto a tiros e outra pessoa fica ferida no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
