Polícia

Operação Desarme apreende 36 armas e prende 14 pessoas em Alagoas

Ação nacional também resultou em prisões e apreensões de armas no Piauí

Por 7Segundos, com MJSP 21/08/2026 15h03 - Atualizado em 21/08/2026 17h05
Operação Desarme apreende 36 armas e prende 14 pessoas em Alagoas
Parte dos itens apreendidos na Operação Desarme - Foto: Divulgação/MJSP

A segunda fase da Operação Desarme já resultou na apreensão de 36 armas de fogo e 277 munições em Alagoas, além de 14 prisões em flagrante. A operação busca combater a circulação e o comércio ilegal de armas e conta com a participação das forças de segurança de diferentes estados.

Em Alagoas, a ação é coordenada operacionalmente pelo Comando de Missões Especiais (CME), com informações da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). Até o dia 18 de agosto, também foram verificadas 29 denúncias relacionadas à operação.

Somente no dia 18, equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam uma pistola Taurus G2C, 11 munições calibre .38 e um celular. Uma pessoa foi conduzida por porte ilegal de arma de fogo.

Armas 3D

No Piauí, equipes do Bope e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) realizaram incursões táticas no município de Altos, em continuidade à segunda edição da Operação Desarme. A ação realizada em 19 de agosto resultou na apreensão de uma pistola Taurus G2C calibre .40, um revólver Taurus calibre .38 e uma pistola de fabricação caseira, além de munições, entorpecentes, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares e dinheiro.

As investigações vinculadas à operação também avançaram no combate a estruturas criminosas envolvidas na fabricação clandestina de armas. Até o momento, 15 investigados foram presos, um tijolo de maconha foi apreendido e outros materiais considerados relevantes para a investigação foram recolhidos.

Segundo o delegado Wesley Lopes, responsável pela investigação no Piauí, o trabalho policial identificou uma estrutura organizada que utilizava tecnologia de impressão 3D na fabricação clandestina de armas de fogo.

“A investigação permitiu localizar uma estrutura criminosa organizada que incorporou a tecnologia de impressão 3D à fabricação clandestina de armas de fogo. Além da produção dos armamentos, foi possível identificar divisão de tarefas, logística para circulação dessas armas e a atuação de integrantes que, mesmo recolhidos ao sistema prisional, permaneciam participando da dinâmica criminosa. A operação busca interromper essa cadeia de produção e impedir que novos armamentos sejam colocados à disposição da criminalidade.”

As diligências permanecem em andamento para a localização de eventuais foragidos, o cumprimento das medidas judiciais e a apreensão de novos elementos probatórios.

A Operação Desarme tem como foco a repressão à circulação ilegal de armas e munições, com atuação integrada entre a Senasp/MJSP e as forças de segurança dos estados.