Maceió disponibiliza assistência nutricional para pacientes de bariátrica
Serviços acontecem por demanda espontânea na UBS Osvaldo Brandão, na Ponta da Terra
Usuários que foram submetidos ao procedimento da cirurgia bariátrica têm, na capital alagoana, o suporte adequado para seguir com o acompanhamento necessário e evitar o risco de remissão da obesidade. A iniciativa é do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Maceió, que realiza os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.
De acordo com a nutricionista Pollyany Melo, que está à frente dos atendimentos no Programa da SMS, a assistência a esses pacientes ocorre por demanda espontânea: basta apenas se dirigir até a referida unidade e solicitar o atendimento.
“Esse tipo de acompanhamento ocorria apenas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), onde o paciente era acompanhado por dois anos após a cirurgia. Com o serviço aqui na rede municipal, buscamos assisti-lo por tempo indeterminado e de forma ampliada, com apoio psicológico e atividades físicas”, ressalta a profissional.
A nutricionista explica que muitos pacientes, quando não têm um auxílio no pós-cirurgia bariátrica, acabam tendo remissão, daí a necessidade de assistir essas pessoas, com atendimento nutricional acessível e todo o acompanhamento em saúde na Atenção Primária.
“Já iniciamos os atendimentos de alguns pacientes na Unidade e seguimos atentos para prestar toda a assistência necessária e evitar evasões na continuidade do tratamento”, completou Pollyanny Melo.
Acesso ao atendimento
Para assegurar esse acompanhamento, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode comparecer na UBS Osvaldo Brandão munido de cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência para agendar seu atendimento. As consultas acontecem às quartas-feiras, de 8h às 14h.
A importância da iniciativa
A obesidade é considerada uma doença crônica. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final de 2026, estima-se que 3 bilhões de pessoas adultas estarão acima do peso e haverá 1 bilhão de indivíduos diagnosticados com obesidade - apresentando Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m². No Brasil, a doença apresentou um crescimento expressivo de 118% nos últimos 18 anos, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde (Vigitel).
Levantamentos parciais divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), com base em dados do Datasus e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam, no entanto, o registro parcial da realização, apenas no primeiro semestre de 2025, de 28.092 cirurgias bariátricas no Brasil. Com isso, se mostra evidente a necessidade de um acompanhamento pré, durante e pós-operatório.
Últimas notícias
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
