Maceió disponibiliza assistência nutricional para pacientes de bariátrica
Serviços acontecem por demanda espontânea na UBS Osvaldo Brandão, na Ponta da Terra
Usuários que foram submetidos ao procedimento da cirurgia bariátrica têm, na capital alagoana, o suporte adequado para seguir com o acompanhamento necessário e evitar o risco de remissão da obesidade. A iniciativa é do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Maceió, que realiza os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.
De acordo com a nutricionista Pollyany Melo, que está à frente dos atendimentos no Programa da SMS, a assistência a esses pacientes ocorre por demanda espontânea: basta apenas se dirigir até a referida unidade e solicitar o atendimento.
“Esse tipo de acompanhamento ocorria apenas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), onde o paciente era acompanhado por dois anos após a cirurgia. Com o serviço aqui na rede municipal, buscamos assisti-lo por tempo indeterminado e de forma ampliada, com apoio psicológico e atividades físicas”, ressalta a profissional.
A nutricionista explica que muitos pacientes, quando não têm um auxílio no pós-cirurgia bariátrica, acabam tendo remissão, daí a necessidade de assistir essas pessoas, com atendimento nutricional acessível e todo o acompanhamento em saúde na Atenção Primária.
“Já iniciamos os atendimentos de alguns pacientes na Unidade e seguimos atentos para prestar toda a assistência necessária e evitar evasões na continuidade do tratamento”, completou Pollyanny Melo.
Acesso ao atendimento
Para assegurar esse acompanhamento, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pode comparecer na UBS Osvaldo Brandão munido de cartão SUS, documento com foto e comprovante de residência para agendar seu atendimento. As consultas acontecem às quartas-feiras, de 8h às 14h.
A importância da iniciativa
A obesidade é considerada uma doença crônica. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o final de 2026, estima-se que 3 bilhões de pessoas adultas estarão acima do peso e haverá 1 bilhão de indivíduos diagnosticados com obesidade - apresentando Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m². No Brasil, a doença apresentou um crescimento expressivo de 118% nos últimos 18 anos, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde (Vigitel).
Levantamentos parciais divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), com base em dados do Datasus e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam, no entanto, o registro parcial da realização, apenas no primeiro semestre de 2025, de 28.092 cirurgias bariátricas no Brasil. Com isso, se mostra evidente a necessidade de um acompanhamento pré, durante e pós-operatório.
Últimas notícias
“Renan Filho não é uma aposta, Renan Filho é uma certeza”, afirma Luciano Barbosa
Renan Filho garante diálogo com empresários e lança projetos para o Agreste
[Vídeo] “Volta, meu governador”: Renan Filho estreia no guia mirando novo mandato
Wisney André assume Prefeitura de Piaçabuçu após cassação de Rymes Lessa
PRF recupera três motocicletas adulteradas na Região Metropolitana de Maceió
PRF prende homem por receptação e adulteração de motocicleta em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
