Brasil

[Vídeo] Imagens mostram mar 'fervilhando' com queda de granizo em Florianópolis

Tempestades causaram estragos em 23 municípios do estado. Segundo a Defesa Civil, alerta segue válido até a madrugada de terça-feira (1º), quando a chuva deve perder força.

Por 7Segundos com G1 30/08/2026 14h02 - Atualizado em 30/08/2026 14h02
[Vídeo] Imagens mostram mar 'fervilhando' com queda de granizo em Florianópolis
Chuva de granizo atinge cidades de Santa Catarina - Foto: Reprodução

Chuvas fortes com granizo causaram estragos em pelo menos 23 cidades de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (28) e a madrugada deste domingo (30). Cinco municípios, incluindo a capital, decretaram situação de emergência, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.


Em Florianópolis, o temporal atingiu mais de 1000 famílias na noite de sábado (29), de acordo com a prefeitura. Na praia de Canasvieiras, imagens mostram a força do granizo caindo no mar (assista ao vídeo acima).

A administração municipal informou que equipes da Defesa Civil cadastram as famílias, avaliam os estragos e distribuem lonas para cobrir as casas neste domingo.

A professora Marli Aparecida Leal é uma das moradoras que precisou buscar lonas no bairro Canasvieiras. As pedras atingiram o telhado da cozinha.

"Perdi tudo, tá tudo lá embaixo da água, está horrível. Os buracos são enormes, parecendo bolinhas de golfe, sabe?”
, disse.
O município decretou situação de emergência no Norte da Ilha, medida que permite ampliar e agilizar as ações de resposta e assistência à população atingida.

A Defesa Civil de Santa Catarina emite, desde a última quarta-feira (26), aviso de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. O alerta segue válido até a madrugada de terça-feira (1º), quando a chuva deve perder força.


Situação de Emergência 

Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os prejuízos somam mais de 1000 residências afetadas. Cinco decretaram situação de emergência tinham decretado situação de emergência até a última atualização da reportagem:

Bom Jesus
Quilombo
Ipuaçu
Biguaçu
Florianópolis
Em Biguaçu, na Grande Florianópolis, a chuva com granizo também deixou danos em veículos e atingiu cerca de 250 residências, informou a Defesa Civil estadual na manhã deste domingo.

O município já recebeu 58 rolos de lona do órgão, e a entrega das telhas solicitadas está em andamento.

No Oeste, três municípios também tiveram chuva intensa com queda de granizo e decretaram situação de emergência:

Em Quilombo, o levantamento preliminar aponta 32 casas afetadas. A Defesa Civil enviou ao município 14 colchões de casal e 14 kits de acomodação.

Bom Jesus contabilizou 81 residências atingidas, e Ipuaçu registrou 210. O órgão providencia o envio de telhas para as duas cidades.