Justiça

MPAL inspeciona CRAS de Branquinha e Murici para avaliar atendimento

Fiscalização verificou estrutura física, equipes e articulação da rede de assistência social nos municípios

Por 7Segundos, com MPAL 04/09/2026 17h05
MPAL inspeciona CRAS de Branquinha e Murici para avaliar atendimento
MPAL realizou inspeção nos CRAS de Murici e Branquinha para avaliar estrutura e atendimento - Foto: Ascom MPAL

Com o propósito de averiguar as condições estruturais e a qualidade no atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Murici, realizou, nessa quinta-feira (3), uma inspeção aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) local e, também, do município de Branquinha.

De acordo com a promotora de Justiça Ilda Regina, durante a fiscalização foram avaliados aspectos considerados indispensáveis para garantir o pleno funcionamento das unidades, incluindo a adequação da estrutura física, se há equipes suficientes para promover uma assistência adequada às famílias em situação de risco social ou pessoal.

A ação serviu, também, para mapear a articulação da rede intersetorial, ou seja, verificar como está a ação integrada dos órgãos municipais no processo assistencial e conhecer as principais dificuldades operacionais enfrentadas pelas unidades do Cras nos dois municípios. O objetivo é buscar o aprimoramento da proteção social básica na região.

Somente para ressaltar, o Cras tem como função trabalhar a prevenção dando o suporte necessário às famílias e, dessa forma, garantir que os seus direitos sejam respeitados, afastando-as dos riscos sociais e de vulnerabilidade.