Crianças que furtaram carro disseram ter aprendido a dirigir em videogame
Além do jogo de videogame, eles alegaram ter cometido o ato por aventura. A informação foi repassada pelas polícias Civil e Militar.
As duas crianças e o adolescente que furtaram um carro e dirigiram em alta velocidade por Florianópolis disseram ter aprendido a dirigir jogando videogame, segundo as polícias Civil e Militar. O caso ocorreu no domingo (6).
Eles têm 10, 11 e 12 anos e, segundo o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, major Adriano de Faria Jerônimo, alegaram ter cometido o ato por aventura. O adolescente de 12 anos teria conduzido o veículo.
"Não tinham interesse em auferir nenhum lucro. Foi porque eles decidiram naquele momento", explicou.
O delegado Victor Dutra Harger, da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), afirmou que a polícia tem a informação de que os menores aprenderam a dirigir jogando, "especialmente quanto à seleção do câmbio automático (D = Drive, etc)". Outros detalhes não foram informados.
O carro, um Omoda 5, era automático. Ou seja, veículos deste modelo trocam marchas sem precisar do controle manual e do uso do pedal de embreagem.
Conforme o delegado, até o momento não há indícios de responsabilidade dos genitores ou responsáveis legais.
Ele também informou que eventual apuração de negligência ou de falha é de competência do Conselho Tutelar e do Ministério Público (MP).
Carro com chave reserva
Conforme o relato da polícia, o trio estava caminhando perto de um viaduto na área continental da cidade, na noite de domingo, quando avistou o veículo com a chave reserva dentro. Eles, então, entraram no carro e fugiram em alta velocidade.
O trio circulou por diversas ruas e, no bairro Estreito, chegou a atingir uma motocicleta estacionada.
Mesmo com a batida, o veículo não parou, e motoboys e outras pessoas que presenciaram a ação passaram a acompanhá-lo até ele parar. Ninguém se feriu.
A Polícia Militar foi acionada, chegou ao local e levou o veículo, as crianças e o adolescente para a delegacia. Os pais foram acionados e buscaram os filhos na Central de Plantão Policial (CPP).
Adolescente poderá sofrer aplicação de medida socioeducativa
Em nota, a Polícia Civil informou que, pela sistemática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apenas o menino de 12 anos, que é considerado adolescente, está sujeito à apuração de ato infracional e eventual aplicação de medida socioeducativa.
Os outros dois, de 10 e 11 anos, submetem-se às medidas de competência do Conselho Tutelar por serem crianças. O órgão informou que o caso não havia chegado oficialmente até 16h56 de terça.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
