Gunnar Nunes coloca defesa dos autistas entre prioridades para mandato na Câmara
Pai atípico, Gunnar Nunes pretende levar demandas das famílias de autistas para o Congresso
A ampliação do atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está entre as pautas sociais que Gunnar Nunes pretende levar para Brasília caso seja eleito deputado federal por Alagoas. O candidato do PP afirma que pretende direcionar parte de sua atuação para a busca de recursos e políticas públicas voltadas à formação de profissionais e à ampliação da assistência especializada no estado.
A proposta inclui a destinação de emendas parlamentares para fortalecer a estrutura de atendimento e ampliar a oferta de profissionais especializados. Entre as áreas consideradas estão fonoaudiologia, psicologia, psicoterapia, neurologia e outras especialidades necessárias ao acompanhamento de pessoas com autismo, desde a infância até a vida adulta.
Gunnar também pretende atuar na formação e capacitação de profissionais para atender à crescente demanda por serviços especializados. A avaliação é de que o acesso ao diagnóstico e ao tratamento ainda representa um desafio para muitas famílias alagoanas, especialmente diante da necessidade de acompanhamento multidisciplinar.
A pauta também tem uma dimensão pessoal para o candidato, que é pai de uma criança autista. A experiência dentro da própria família, segundo Gunnar, contribuiu para ampliar sua percepção sobre as dificuldades enfrentadas diariamente por pais e responsáveis na busca por diagnóstico, terapias e acompanhamento adequado.
A intenção é utilizar o mandato federal para aproximar a discussão sobre autismo das políticas públicas e buscar recursos que possam ser aplicados diretamente na estrutura de atendimento em Alagoas.
Entre as prioridades está a ampliação da oferta de terapias e consultas especializadas, além do fortalecimento da rede de profissionais que atuam no acompanhamento das pessoas com TEA. A proposta prevê articulação com municípios e instituições que já desenvolvem esse trabalho, buscando ampliar a capacidade de atendimento.
“Essa é uma pauta que eu conheço também dentro de casa. Sei dos desafios que uma família enfrenta para conseguir diagnóstico, acompanhamento e acesso às terapias. Quero levar essa realidade para Brasília e trabalhar para que Alagoas tenha mais profissionais preparados e uma rede de atendimento capaz de acolher essas famílias”, afirma Gunnar.
A pauta do autismo se soma a outras áreas sociais que o candidato tem apresentado durante a campanha. Gunnar também defende investimentos em saúde e educação e afirma que pretende utilizar o mandato para buscar recursos e projetos que tenham impacto direto na vida da população alagoana.
Veja também
Últimas notícias
Estação que atende Palmeira dos Índios passa por manutenção na sexta (18)
Carlinhos Maia fica impressionado com talento de Mimin do Gado no Rancho
Em Maceió, Gabi Gonçalves apresenta ações do mandato e propostas para reeleição
Ceci acompanha romeiros de Atalaia em peregrinação a Juazeiro do Norte
Linhas de ônibus têm itinerários ampliados para atender Cidade Universitária e Ipioca
Cibele Moura intensifica agenda de campanha, com ações em Penedo e Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
