Meio ambiente

Tartaruga-cabeçuda é achada morta na areia da Ponta Verde, em Maceió

Instituto Biota de Conservação foi acionado no início da manhã; animal foi localizado em estágio avançado de decomposição

Por Maria Villanova 01/10/2026 09h09 - Atualizado em 01/10/2026 09h09
Tartaruga-cabeçuda é achada morta na areia da Ponta Verde, em Maceió
Animal foi encontrado em estado de decomposição na Ponta Verde - Foto: Reprodução

Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi encontrada morta na faixa de areia da Praia de Ponta Verde, em Maceió, no início da manhã desta quinta-feira (1º). O corpo do animal mobilizou pedestres e banhistas que estavam no local.

Técnicos do Instituto Biota de Conservação compareceram ao trecho da orla marítima para realizar a avaliação biológica do espécime. Segundo os especialistas, a tartaruga já se encontrava em estágio avançado de decomposição, o que inviabilizou os procedimentos habituais de necropsia em campo para identificar com exatidão a causa do óbito.

Por conta do estado do animal, o Instituto Biota informou que os órgãos competentes e o serviço de limpeza urbana da capital foram acionados para efetuar a remoção segura do corpo da praia.

As autoridades reforçam que, ao avistar tartarugas marinhas, golfinhos ou peixes-boi encalhados (vivos ou mortos) nas praias, a população não deve interagir com o animal sem orientação e precisa relatar o caso imediatamente aos órgãos de monitoramento ambiental.