Planeta Arte leva alunos de Marechal Deodoro a produzir tintas com terra para pintar mural em escola
Realizado pela Educani Produções, projeto oferece 600 vagas em oficinas de educação ambiental para estudantes do 5º ao 8º ano, com patrocínio do Grupo Krona
Uma parede da Escola Municipal José Bispo da Silva, em Marechal Deodoro, ganhou novas cores com tintas produzidas pelos próprios alunos a partir da terra. A pintura foi realizada durante uma oficina de muralismo do Planeta Arte, projeto que oferece 600 vagas em 20 oficinas destinadas a estudantes do 5º ao 8º ano do ensino fundamental e utiliza atividades artísticas para trabalhar a educação ambiental.
Os adolescentes participaram da preparação das tintas e da pintura do mural. A oficina foi conduzida pela arquiteta Taísa Theberge, com apoio da muralista Sam Monteiro. O trabalho chamou a atenção de outros estudantes da escola, que também quiseram participar. Em outra oficina, desta vez de fotografia ambiental, o exercício foi percorrer a escola com uma câmera e registrar lugares que, embora fizessem parte da rotina, nunca haviam sido observados com tanta atenção.
O Planeta Arte foi idealizado pela Educani Produções, liderada pela diretora Daylhane Cunha Lemanski, responsável pela realização do Planeta Arte. A preocupação que deu origem à iniciativa foi despertar nos adolescentes uma relação de maior cuidado com a natureza e ampliar a consciência sobre os impactos positivos e negativos da ação humana no meio ambiente. A Educani também queria ensinar os jovens a aproveitar materiais descartados para produzir objetos que pudessem ser vendidos, apresentando possibilidades de geração de renda como um benefício complementar.
“O projeto nasceu da vontade de ampliar a consciência ambiental de crianças e jovens, despertando neles uma relação de carinho e cuidado com a natureza. Mais do que ensinar sobre o meio ambiente, queremos que eles incorporem a importância de preservá-lo. O principal benefício do Planeta Arte é fazer os alunos se importarem”, explica Daylhane.
A Educani já trabalhava com a captação de patrocínios para projetos culturais em Alagoas quando percebeu o interesse de empresas por iniciativas voltadas ao meio ambiente. Foi nesse contexto que desenvolveu o Planeta Arte, escolhendo as artes visuais como caminho para abordar o assunto com os estudantes. A proposta chegou à escola com o patrocínio do Grupo Krona, por meio do Instituto Krona, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O contato com os alunos trouxe experiências que a diretora não havia previsto. Na oficina de fotografia, por exemplo, ela observou a satisfação dos participantes ao perceberem a beleza da natureza presente na escola e ao mostrarem as imagens que haviam produzido. A atividade também estimulou a atenção a situações em que o meio ambiente não estava sendo tratado adequadamente.
Oficinas de teatro e hip-hop
O projeto também oferece oficinas de teatro e hip-hop. Ao todo, são 12 oficinas de artes visuais e 8 de teatro e hip-hop, com 30 vagas cada. Segundo a idealizadora, alguns estudantes disseram que nunca haviam participado de atividades semelhantes. Para ela, essa receptividade evidencia a necessidade de oferecer experiências que tornem o período de educação integral mais interessante para os alunos.
Entre as próximas atividades está a montagem de hortas verticais com tubos doados pelo Grupo Krona. Os estudantes também farão uma visita à empresa, que receberá 60 alunos distribuídos entre os turnos da manhã e da tarde. O transporte será disponibilizado pela Secretaria de Educação de Marechal Deodoro.
Parte do que foi produzido nas oficinas poderá ser conhecida pelo público na Feira Verde Jovem, que terá exposição e comercialização de produtos sustentáveis. A programação de encerramento inclui ainda o I Show de Talentos, com apresentações preparadas pelos estudantes.
O Planeta Arte é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Grupo Krona, por meio do Instituto Krona, e realização da Educani Produções.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito celebra conquista dos trabalhadores com fim da escala 6x1
Funcionária se junta a ato para celebrar fim da 6×1
PEC da Segurança: governo articula emenda para reduzir maioridade penal
Viçosa paga R$ 800 mil por Bell Marques e supera teto sugerido pela AMA
Gil do Vigor comemora avanço do fim da escala 6x1: “Vitória histórica”
Caminhão desgovernado invade casa e destrói parte do imóvel em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
