Economia

Alagoas prepara fim da cobrança antecipada de ICMS sobre gado confinado

Medida poderá beneficiar produtores que compram animais de outros estados para engorda em confinamentos instalados em Alagoas

Por 7Segundos 15/10/2026 17h05
Alagoas prepara fim da cobrança antecipada de ICMS sobre gado confinado
Governo de Alagoas prepara mudança no ICMS sobre gado destinado a confinamentos - Foto: Reprodução

O Governo de Alagoas prepara uma mudança na cobrança do ICMS sobre o gado comprado em outros estados e destinado a confinamentos no território alagoano.

A proposta prevê o fim da cobrança antecipada do imposto na entrada desses animais no estado. A medida recebeu parecer favorável da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), conforme publicação desta quinta-feira (15) no Diário Oficial.

A mudança deverá beneficiar produtores e empresas que utilizam estruturas de confinamento conhecidas como “boitéis”, onde o gado recebe alimentação controlada e acompanhamento até atingir as condições adequadas para comercialização ou abate.

Atualmente, a antecipação do ICMS pode ser exigida na entrada dos animais em Alagoas. Com a alteração, essa cobrança deixaria de ocorrer nessa etapa, desde que o destino do gado seja comprovadamente um confinamento instalado no estado.

A medida poderá aliviar o fluxo de caixa dos produtores, reduzindo a necessidade de desembolso imediato na compra de animais de outros estados.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ainda deverá definir as condições e os mecanismos de fiscalização para aplicação da nova regra.

A PGE informou que não encontrou impedimentos jurídicos à proposta e recomendou sua transformação em decreto.

A mudança ainda não está em vigor e depende da publicação do decreto estadual com as regras definitivas.