Agenda Cultural

Cultura popular, tradição e emoção marcam a primeira noite do 33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi

Nove bois entraram na disputa nesta sexta-feira (16), com apresentações que exaltaram a cultura popular alagoana

Por 7Segundos com assessoria 17/10/2026 16h04 - Atualizado em 17/10/2026 18h06
Cultura popular, tradição e emoção marcam a primeira noite do 33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Ao longo das apresentações, o público acompanhou enredos e encenações que exaltaram diferentes aspectos da identidade popular - Foto: Reprodução

O colorido, a musicalidade e a força da cultura popular alagoana deram o tom da primeira noite do 33º Festival Municipal de Bumba Meu Boi, realizada nesta sexta-feira (16), no Estacionamento de Jaraguá, em Maceió. 

Promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga de Bumba Meu Boi de Alagoas, o evento reuniu grupos de diferentes bairros da capital em uma competição marcada pela criatividade, pela tradição e pela valorização das manifestações culturais do município.

Na primeira noite, passaram pela arena os bois Imperador, Gavião, Águia, Pacato, Xique-Xique, Pérola, Kimera, Anaconda e Portela. Cada grupo apresentou seu trabalho diante do público, em uma programação que destacou a diversidade de estilos e narrativas presentes na manifestação.

Ao longo das apresentações, o público acompanhou enredos e encenações que exaltaram diferentes aspectos da identidade popular. A fé, as homenagens aos artistas e os elementos da cultura alagoana estiveram entre os destaques da noite, que também chamou a atenção pela forte presença de crianças, mostrando como a tradição do bumba meu boi segue sendo transmitida entre gerações.