Alagoas pode eleger hoje Alfredo Gaspar vice-presidente do Brasil
Deputado alagoano disputa o cargo na chapa de Flávio Bolsonaro após carreira no Ministério Público e na Segurança Pública
Alagoas pode encerrar este domingo (25) com um alagoano eleito vice-presidente da República. Natural de Maceió, o deputado federal Alfredo Gaspar (PL), de 56 anos, integra a chapa de Flávio Bolsonaro (PL), que enfrenta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no segundo turno das eleições presidenciais.
A disputa pelo Executivo federal marca uma nova etapa na trajetória de Gaspar, que passou pela advocacia, pelo Ministério Público e pelo comando da Segurança Pública de Alagoas antes de chegar ao Congresso Nacional.
Nascido em 13 de agosto de 1970, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto ingressou no Ministério Público de Alagoas em 1996. Durante a carreira, atuou nas comarcas de Maravilha, Palmeira dos Índios e Maceió, além de promotorias criminais do interior e da capital. Também trabalhou como professor universitário.
No Ministério Público, comandou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas, o Gecoc, em dois períodos. Entre 2017 e 2020, exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça, à frente da instituição no estado.
Passagens pela Segurança Pública
Alfredo Gaspar foi secretário de Segurança Pública de Alagoas em duas ocasiões, durante o governo de Renan Filho. A primeira passagem ocorreu entre 2015 e 2016. Ele retornou à pasta em 2021 e deixou o cargo em 2022, ano em que disputou uma vaga na Câmara dos Deputados.
Antes disso, em 2020, concorreu à Prefeitura de Maceió pelo MDB. Chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por JHC. Dois anos depois, foi eleito deputado federal pelo União Brasil, com 102.039 votos, e tomou posse em fevereiro de 2023.
Do mandato federal à disputa nacional
Na Câmara, Gaspar passou por comissões como as de Segurança Pública e de Constituição e Justiça. Também assumiu a coordenação da comissão externa sobre o colapso do solo em bairros de Maceió.
O parlamentar ganhou projeção nacional como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, responsável por investigar descontos indevidos em aposentadorias e pensões. O relatório apresentado por ele foi rejeitado por 19 votos a 12, e a comissão encerrou os trabalhos em março de 2026 sem aprovar um relatório final.
Já filiado ao PL, foi anunciado em 5 de agosto como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro. A indicação levou o deputado alagoano à disputa pelo Executivo federal ainda no primeiro mandato parlamentar.
Neste domingo, a possibilidade de Alagoas ter um representante na Vice-Presidência depende do resultado nacional das urnas. Se a chapa de Flávio Bolsonaro vencer, Alfredo Gaspar será eleito para o cargo. Se não vencer, segue com mandato de deputado federal até 2027.
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
