Meio ambiente

Estação de transbordo de lixo da região Norte será criada em Porto Calvo

Reunião do Conorte nesta terça-feira definiu Reunião do Conorte nesta terça-feira definiu que parte da fazenda Bela Vista sediará a estaçãoque parte da fazenda Bela Vista sediará a estação

Por Maurício Silva 20/03/2018 14h02
Estação de transbordo de lixo da região Norte será criada em Porto Calvo
Reunião do Conorte ocorreu na Prefeitura de Porto Calvo - Foto: Assessoria

Os prefeitos participantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte de Alagoas (Conorte/AL) estiveram reunidos nesta terça-feira (20), em Porto Calvo. No encontro, os gestores definiram que a estação de transbordo dos municípios será criada em parte da fazenda Bela Vista, próximo a entrada do povoado Caxangá, sendo uma área de 12 mil metros quadrados no município de Porto Calvo. O prazo para encerrar os lixões acaba em abril e os gestores precisam se adequar a lei federal 12.3035/10.

A reunião no gabinete do prefeito de Porto Calvo e presidente do Conorte, David Pedrosa, contou com a participação de vários gestores e procuradores dos municípios da região Norte. A estação de transbordo em Porto Calvo encaminhará os resíduos dos municípios participantes do consórcio para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), na cidade de Pilar.

O presidente David Pedrosa liderou a reunião e articulou com os gestores as medidas a serem tomadas para encerrar os lixões na região. Com a criação da estação de transbordo na cidade, os lixos das cidades vizinhas vem para Porto Calvo e será encaminhado para a CTR de Pilar. A obra na fazenda Bela Vista vai iniciou esses dias. O decreto da criação de transbordo já está disponível no Diário Oficial do Estado.

O prefeito de Japaratinga, Kléver Loureiro, comemorou que o fim dos lixões está próximo. “Vai ser muito importante para o meio ambiente e para a nossa região. Vamos ter um ambiente mais sustentável e muito mais qualidade de vida para a população com o fim dos lixões. Essa união dos gestores para pôr fim aos lixões é essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades”, salientou.

O encontro no gabinete do prefeito David Pedrosa contou também com os prefeitos: Henrique Vilela (Porto de Pedras), Júnior Loureiro (Japaratinga) Ataíde Bureco (São Miguel dos Milagres), Amaro Ferreira Júnior (Jacuípe), Segundo (Jundiá), Anderson Bolevard (Matriz de Camaragibe), Fernanda Cavalcante (São Luís do Quitunde), além de representantes dos outros municípios. Também participam do Conorte: Maragogi, Campestre, Passo de Camaragibe, Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina e Novo Lino.