Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas
Praia foi palco de grandes batalhas; hoje é ponto turístico

Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas. É assim que muitos definem umas das mais belas e turísticas praias de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O povoado é um dos mais importantes do município e encanta turistas de todo o mundo. As águas cor de esmeralda causam inveja a qualquer lugar do planeta.
Mas antes de conquistar turistas do mundo inteiro, Barra Grande foi alvo de conquista de holandeses e portugueses na fase de exploração de Alagoas Boreal. Segundo o escritor Audemário Lins, no local registraram-se renhidos combates.
Em “Maragogi: um paraíso histórico de Alagoas”, o escritor Audemário Lins cita que Barra Grande também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o imperador D. Pedro I, que renunciara voltar para Portugal. A guerra iniciou-se no ano de 1832.
O livro conta que João Batista de Araújo era uma das figuras mais importantes de Barra Grande e da Guerra dos Cabanos. Ele foi preso à época em casa no povoado. Nesse período os Cabanos numa manobra guerrilheira tentam tomar o povoado Barra Grande, mas são postos em fuga pelas tropas provinciais. Mas eles recuaram sob forte tiroteio até o povoado Gamela (atual Maragogi) e de lá foram até São Bento, onde os Cabanos feridos à bala se curavam e pescavam. A guerra dos Cabanos termina com a prisão de Vicente de Paula, em 1850.
Barra Grande atualmente é uma das praias mais visitadas de Maragogi. A cidade conta um extenso litoral de 22 km e Barra Grande se destaca por proporcionar ótimo banho de mar e pescaria. O povoado também tem seu lagunar de pequena profundidade rica em saúna e caranguejos, que deixam turistas do mundo inteiro encantados.
Últimas notícias

Gesto de menino comove influenciador e tragédia marca a família dias depois

Filha de Leandro posta fotos do pai com os netos feitas por inteligência artificial

Mulher fatura R$ 800 mil em loteria com números indicados pelo ChatGPT

Palmeira dos Índios é referência estadual no trabalho da Patrulha Maria da Penha

Prefeita solicita Programa “Ronda nos Bairros” para reforçar segurança em Palmeira dos Índios

Deputada Cibele Moura propõe protocolo contra preconceito nas escolas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
