Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas
Praia foi palco de grandes batalhas; hoje é ponto turístico

Barra Grande: um paraíso histórico de Alagoas. É assim que muitos definem umas das mais belas e turísticas praias de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O povoado é um dos mais importantes do município e encanta turistas de todo o mundo. As águas cor de esmeralda causam inveja a qualquer lugar do planeta.
Mas antes de conquistar turistas do mundo inteiro, Barra Grande foi alvo de conquista de holandeses e portugueses na fase de exploração de Alagoas Boreal. Segundo o escritor Audemário Lins, no local registraram-se renhidos combates.
Em “Maragogi: um paraíso histórico de Alagoas”, o escritor Audemário Lins cita que Barra Grande também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o imperador D. Pedro I, que renunciara voltar para Portugal. A guerra iniciou-se no ano de 1832.
O livro conta que João Batista de Araújo era uma das figuras mais importantes de Barra Grande e da Guerra dos Cabanos. Ele foi preso à época em casa no povoado. Nesse período os Cabanos numa manobra guerrilheira tentam tomar o povoado Barra Grande, mas são postos em fuga pelas tropas provinciais. Mas eles recuaram sob forte tiroteio até o povoado Gamela (atual Maragogi) e de lá foram até São Bento, onde os Cabanos feridos à bala se curavam e pescavam. A guerra dos Cabanos termina com a prisão de Vicente de Paula, em 1850.
Barra Grande atualmente é uma das praias mais visitadas de Maragogi. A cidade conta um extenso litoral de 22 km e Barra Grande se destaca por proporcionar ótimo banho de mar e pescaria. O povoado também tem seu lagunar de pequena profundidade rica em saúna e caranguejos, que deixam turistas do mundo inteiro encantados.
Últimas notícias

Parte de prédio desaba no município de Viçosa

Mulher de Amado Batista diz que tinha esquecido o quanto era feia

Governador autoriza construção de novas unidades educacionais em União dos Palmares

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Turismo e mudança climática: adaptações e estratégias dos destinos mais vulneráveis

Por iniciativa de Cabo Bebeto, ex-ministro Gilson Machado é agraciado com título de Cidadão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
