Pesquisa aponta que consumir até 25 xícaras de café por dia não afeta o coração
Estudo feito por universidade da Inglaterra contesta afirmações de que altas doses da bebida prejudicam a saúde
Você já deve ter escutado que determinado alimento é bom para a saúde e, pouco tempo depois, que na verdade é ruim. Isso acontece porque novos testes e pesquisas são realizados diariamente e nos mostram potenciais diferentes de cada alimento. É o caso do café, uma das bebidas mais antigas e famosas do Brasil. Ela já foi considerada “mocinha” e “vilã” por vários especialistas.
A preocupação de muitas pessoas é de que o café pode promover rigidez arterial e aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Porém, uma pesquisa recente da Queen Mary University, na Inglaterra, contesta essa afirmação e afirma que tomar doses altas de café diariamente não favorece o endurecimento das artérias. Comparando com pessoas que bebem uma xícara ou menos por dia, especialistas descobriram que beber três ou mais xícaras diariamente não aumenta significativamente a rigidez dos vasos sanguíneos.
Método
Para chegar nesta conclusão, a pesquisa acompanhou 8.412 pessoas espalhadas pelo Reino Unido e divididas em três grupos:
- Participantes que ingeriam menos de uma xícara de café por dia;
- Participantes que bebiam entre uma e três xícaras diárias;
- Pessoas que bebiam mais de três, inclusive, alguns indivíduos que tomavam até 25 xícaras por dia.
A equipe realizou constantes exames de ressonância magnética e testes específicos de rigidez arterial dos participantes, bem como avaliaram fatores de riscos para endurecimento das artérias e problemas cardíacos. O resultado indicou que a probabilidade de alguém que bebe café desenvolver rigidez arterial é a praticamente a mesma para quem toma muito ou pouco café.
Benefícios do café
Seja coado ou feito em uma máquina de café, essa bebida tão querida proporciona diversos benefícios para o corpo humano, como acelerar o metabolismo e queimar calorias, aumento da expectativa de vida, fortalecimento da memória, protege contra o Alzheimer, entre vários outros.
Dicas extras
Para aproveitar melhor a sua experiência com o café, experimente diferentes tipos de grãos, cápsulas e marcas. Semelhante ao vinho, o café exibe muitas características de onde foi plantado. Além disso, a temperatura do café também pode interferir no sabor. No Brasil é comum servir cafés muito quentes, mas isso pode esconder o gosto da bebida. Procure esquentar a água só até que surjam as primeiras bolhas.
Por fim, caso queira ter uma experiência completa, siga alguns passos dos baristas especialistas na bebida: moer o grão na hora, passar água fervente no filtro antes de coar, despejar a água aos poucos, servir a bebida na xícara grande, de vidro ou porcelana. Esses passos simples podem favorecem a percepção do aroma, do sabor e da cor do café.
Veja também
Últimas notícias
Brasil é o único país do Mercosul afetado por veto da UE à carne
Fraudes ligadas à Copa quase dobram e acendem alerta para 2026
Projeto Raízes de Arapiraca, de Ricardo Nezinho, chega a sua 32ª edição
Renan Filho conhece criança que viralizou falando inglês e exalta educação pública
Marx Beltrão elogia gestão de Jadson Lessa em São Miguel dos Milagres
Morre o empresário Kristhian Douglas Pinaud Calheiros, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
