Curiosidades

Um terço dos brasileiros vai celebrar Réveillon com roupa branca

Mais da metade dos brasileiros pretende comprar alguma peça de roupa

Por R7 27/12/2019 08h08
Um terço dos brasileiros vai celebrar Réveillon com roupa branca
Roupa branca é a preferida de 37% dos brasileiros - Foto: Divulgação

A maioria dos brasileiros (54%) pretende comprar alguma peça de roupa, sapatos ou acessórios para celebrar a chegada de 2020, segundo estudo realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

De acordo com a pesquisa, mais de um terço dos entrevistados (37%) pretende comemorar a virada com roupas brancas. O azul, que representa tranquilidade e confiança no futuro, será opção de 8% dos entrevistados e o amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, é a escolha de outros 6%. Completam o ranking as cores vermelha, preta, rosa e dourada, com 3% das menções.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, com a chegada de um novo ano aumentam as expectativas de milhões de brasileiros por um tempo mais próspero. “Muitos pedem uma `ajudinha´ para sorte, o que até funciona como uma forma interessante de traçar metas. Mas é importante perceber que, no caso dos objetivos financeiros, a melhor estratégia é sempre fazer um bom planejamento. De nada adianta desejar o fim das dívidas e entrar o ano novo gastando mais do que pode”, orienta Marcela.

O estudo aponta ainda 87% dos consumidores já decidiram onde pretendem comemorar a chegada de 2020. A maior parte dos entrevistados (28%) afirma que deve passar o Réveillon na própria casa. A viagem será a aposta de 13%, 10% vão celebrar a ocasião na casa de familiares e outros 10% celebrarão a chegada do Ano-Novo na igreja.

Os gastos totais com as compras e celebrações do Réveillon, como viagens, ceia, clubes, saídas a bares ou restaurantes, deverão ser, em média, de R$ 321,57, embora 39% ainda não tenham se decidido sobre quanto vão desembolsar.