Saúde

Davi Maia sugere utilização de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19

Por Assessoria 30/03/2020 14h02
Davi Maia sugere utilização de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19
Davi Maia, deputado estadual - Foto: Assessoria

O deputado Davi Maia (DEM) quer a utilização dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19, em estado grave, no Estado de Alagoas, em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde. Para tanto, apresentou uma indicação, apelando ao Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, que adquira os fármacos, de forma emergencial.

A solicitação foi aprovada pela maioria dos deputados presentes à sessão ordinária virtual desta segunda-feira (30). Apenas o deputado Paulo Dantas (MDB) se posicionou contrário à proposta.

Durante o processo de discussão da matéria, o deputado Davi Maia disse que tem acompanhado a evolução científica no tratamento da Covid-19, com o uso dos medicamentos, citando como exemplos os protocolos feitos na França, Estados Unidos e também no hospital Albert Einstein, em São Paulo. "Com base em tudo que temos de estudo sobre o caso e, especialmente, na recomendação que saiu ontem, na nota informativa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), liberando o tratamento com a cloroquina e hidroxicloroquina, solicito que iniciemos os tramites burocráticos, para que possamos implantar na rede hospitalar de Alagoas", informou o parlamentar, apelando para que o Executivo comece a trabalhar na produção e aquisição dos medicamentos.

"Visto que é um material barato, de fácil produção e conhecido pelos médicos", apelou o parlamentar, observando que não é recomendada a automedicação dessas substâncias.