Cultura

Maragogi: projeto de leitura Meu Livrinho é lançado na comunidade Deda Paes

O projeto é desenvolvido pela ONG Segundo Sol

Por Assessoria 02/04/2020 07h07
Maragogi: projeto de leitura Meu Livrinho é lançado na comunidade Deda Paes
Projeto de leitura Meu Livrinho é lançado na comunidade Deda Paes - Foto: Assessoria

O Projeto “Meu Livrinho”, que tem como objetivo incentivar a leitura no ambiente domiciliar de crianças de 0 a 12 anos, residentes, inicialmente, na comunidades Deda Paes, situada na cidade de Maragogi, foi lançado na manhã desta quarta-feira (01). “Com esse projeto, pretendemos ampliar o gosto pela leitura e convocar a participação ativa dos familiares no desenvolvimento da leitura, além de proporcionar momentos de lazer e diversão”, conta a idealizadora do projeto, Lucíola Demery, que integra a ONG Segundo Sol.  

O projeto será desenvolvido entre os meses de abril/20 a dezembro/20 numa comunidade que é cenário de extrema vulnerabilidade social, onde o incentivo à leitura poderá ter elevada capacidade de estreitar o vínculo afetivo entre a criança e seu cuidador, além de impactar positivamente em seu desenvolvimento infantil. As 10 famílias contempladas foram previamente selecionadas, seguindo os seguintes critérios: presença de crianças menores de 12 anos; precária inserção no mercado de trabalho dos responsáveis; inseridos em programa de transferência de renda; moradia em condições precárias e insalubres.

As famílias convidadas a participar do projeto, receberão em sua residência, a cada dois meses, uma caixa com livros de histórias infantis, previamente selecionados pelos responsáveis pelo projeto. Os livros serão captados por meio de doação de parceiros e/ou adquiridos com recursos provenientes de doadores. Bimensalmente, voluntários receberão os livros e se encarregam de entregar nas residências.

A leitura tem a capacidade de favorecer o neurodesenvolvimento infantil e aprimorar as competências de linguagem e comunicação. O universo de fábulas e imaginação proporcionado pela leitura estimula a criatividade e amplia a visão de mundo das crianças. Ao todo, serão distribuídos 150 (03 livros por famílias x 05 vezes ao ano). Voluntários irão se encarregar, bimestralmente, das etapas do projeto.

“O acesso a livros tem sido uma grande barreira para o hábito da leitura nos domicílios mais carentes. O projeto pretende explorar o universo da leitura e contribuir com a educação das crianças”, prossegue Lucíola. “Se você tiver livrinhos de histórias infantis em bom estado para doar, entre em contato com a gente.”