Viral

Atentado deixa 14 feridos em catedral na Indonésia

Ataque suicida contra a catedral de Makassar, leste da Indonésia, ocorreu nesta manhã de domingo (28/3). Papa rezou pelas vítimas

Por Metrópoles 28/03/2021 11h11
Atentado deixa 14 feridos em catedral na Indonésia
Ataque suicida contra a catedral de Makassar, leste da Indonésia, ocorreu nesta manhã de domingo (28/3). Papa rezou pelas vítimas - Foto: Reprodução/Web

Um atentado suicida contra a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Makassar, leste da Indonésia, após a missa do Domingo de Ramos, deixou ao menos 14 pessoas feridas. A celebração é, para os cristãos, o marco do início da Semana Santa. Papa convocou clamor pelas vítimas do atentado.

A explosão foi ouvido às 10h30 da manhã deste domingo (28/03), aproximadamente 00h30 no horário de Brasília.

À Agence France-Presse (AFP), as autoridades afirmaram que pelo menos um dos dois responsáveis pelo ataque morreu na explosão, enquanto 14 pessoas ficaram feridas.

“Duas pessoas circulavam a bordo de uma motocicleta quando aconteceu a explosão perto da entrada. Os agressores tentavam entrar no complexo da catedral. A moto ficou destruída e há restos mortais. Estamos tentando identificar o sexo dos criminosos”, disse o porta-voz da polícia indonésia, Argo Yuwono.

Um dos padres que estava na catedral, Willem Tulak, relatou o que presenciou à Metro TV.

“A missa havia terminado e as pessoas estavam retornando para casa quando aconteceu a explosão”, declarou ao canal. Tulak disse que um paroquiano tentou impedir um “homem-bomba” de entrar na igreja.

Nas redes sociais circulam fotos e vídeos do paroquiano que supostamente havia tentado impedir a entrada dos terroristas na catedral.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, em uma transmissão de vídeo, descreveu o ataque como um “ato de terrorismo” e pediu que as pessoas mantivessem a calma. Disse ainda, durante a transmissão, que o governo garantiria que todos pudessem adorar livremente, “sem medo”.

“Condeno veementemente os atos de terrorismo na entrada da Igreja Catedral de Makassar hoje. Ordenei ao Chefe da Polícia Nacional que investigue exaustivamente as redes dos perpetradores e exponha a rede até as suas raízes”, afirmou Widodo na publicação.

Convocação do Papa

Com a notícia do ataque, o Papa Francisco convocou um clamor pelas vítimas do atentado. A informação é da agência de notícias do Vaticano, Vatican News.

“Rezemos por todas as vítimas da violência, em particular as do atentado ocorrido esta manhã na Indonésia, em frente à Catedral de Makassar”, disse a autoridade religiosa.

O pedido do clérigo foi feito na alocução que precedeu a oração mariana do Angelus no final da missa na manhã deste Domingo de Ramos, início da Semana Santa.