Educação

Japaratinga confirma volta às aulas presenciais

Informação foi divulgada pela secretária de Educação

Por Maurício Silva 28/04/2021 15h03 - Atualizado em 28/04/2021 15h03
Japaratinga confirma volta às aulas presenciais
Prefeitura de Japaratinga confirma volta às aulas presenciais - Foto: Assessoria

A secretária municipal de Educação de Japaratinga, Maria José Pereira dos Santos “Zeza”, informou nesta quarta-feira (28) que está confirmada para o dia 17 de maio de 2021 a volta às aulas presenciais no município turístico do Litoral Norte de Alagoas. O retorno presencial é uma recomendação do Ministério Público.

Zeza informou que esteve reunida na terça-feira (27) em Porto Calvo com o promotor de justiça Paulo Barbosa de Almeida Filho para tratar do retorno presencial dos alunos às salas de aula na cidade litorânea. Ela comunicou nesta quarta-feira em entrevista ao radialista Marcos Menino, na rádio Maragogi FM, que o retorno será dia 17 de maio e de forma híbrida. Ao 7Segundos ele reiterou a informação.

Maria José Pereira dos Santos também confirmou que as escolas do município foram sanitizadas e que a Secretaria Municipal de Educação seguirá todos os protocolos. “Vamos deixar as escolas seguras e preparadas. Nós vamos deixar as escolas preparadas para os alunos”, disse na entrevista na rádio Maragogi FM.

A titular da pasta de Educação disse também que já conversou com o prefeito José Severino da Silva “Déo da Usina” (PTB) sobre o retorno presencial dos alunos às escolas municipais. Ela confirmou que o retorno será para todas a turmas do município, inclusive a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Zeza contou que a forma híbrida será adotada e será feito quinzenalmente com a metade de cada turma. Uma aula terá a duração de 40 minutos e o número de alunos em sala será diminuido. 

Recomendação do MPAL

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) recomendou aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios de Porto Calvo, Japaratinga, Jundiá, Jacuípe, todos na Região Norte do Estado, que se abstenham de editar decreto suspendendo as atividades educacionais presenciais nestas cidades. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do órgão da última segunda-feira (26).

O promotor Paulo Barbosa de Almeida Filho, recomendou também o retorno imediato das aulas nas escolas públicas municipais, obedecendo todos os protocolos de segurança e respeitando a opção dos pais e responsáveis pelo regime presencial ou à distância e, neste último caso, garantindo que a escolha seja condicionada à comprovação da participação efetiva em todas as atividades não presenciais ofertadas. Maragogi é atualmente o único município de toda a Região Norte a ter voltado com aulas presenciais.